segunda-feira, 5 de maio de 2014

BIOLOGIA III

(UFG 2010/1)
Um paisagista, responsável por um projeto de ornamentação de um jardim público, necessitou de uma espécie vegetal com as seguintes características: planta herbácea, caule do tipo rizoma, flores de pétalas cor-de-rosa e de fácil propagação por semente ou brotação. Para obter plantas exatamente iguais á descrita, explique, comparando os dois mecanismos reprodutivos, o melhor tipo de reprodução a ser escolhido.
RESOLUÇÃO:
Como o paisagista deseja, para a ornamentação, uma espécie cujas flores se apresentem em um cor específica, o ideal é que escolha uma planta de reprodução assexuada, já que seus descendentes são exatamente iguais à geração parental. Caso fosse de reprodução sexuada, devido à variação genética, o risco de se ter, além de flores cor-de-rosa, outras de cor branca, ou talvez vermelha, seria real; não correspondendo às expectativas do profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
joao pessoa, paraiba
Professor de matemática,física e química.Aulas do ensino fundamental ao ensino médio Atendimento de segunda (das 9hs as 21hs) a sábado (das 9hs as até 12horas).

SETTE CURSOS (83)9114-3000/8616-2991/8153-9869