quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

história do brasil-questoes

QUESTÃO 01 (Descritor: identificar o significado de federalismo)

Assunto: História do Brasil República

Em 21 de dezembro de 1889, foi convocada a Assembléia Constituinte, que deveria elaborara a primeira Constituição da República Brasileira. Quando o novo regime completou um, o Congresso Constituinte começou a se reunir e, em 24 de fevereiro de 1891, promulgou a primeira Constituição republicana.

A Constituição de 1891, estabelecia para o Brasil uma República Federativa. A expressão em destaque significa que

a)         os vinte Estados brasileiros passam a ter a permissão de legislar em seus próprios interesses, desde que não contrariassem a Constituição Federal.
b)         O país se transformava em uma federação onde o poder executivo tinha amplos poderes  sobre os demais poderes: legislativo e judiciário.
c)         O Congresso Nacional passa a ser representado por duas câmaras: a Câmara dos Deputados e a Câmara do Senado.
d)         Os Governos Estaduais passam a ter áreas de competência privativas como a defesa nacional, a política externa, as políticas econômicas e monetárias.
e)         A população brasileira estava submetida a um modelo político extremamente democrático, com ampla igualdade social.


QUESTÃO 02 (Descritor: identificar o conceito de Política dos governadores)

Assunto: História do Brasil República

“... consiste em um pacto, entre o presidente da República e a elite política de cada um dos Estados brasileiros, estabelecido durante a República Velha.”

O trecho acima se refere a:

a)         Política do café-com-leite
b)         Comissão de Verificação de Poderes
c)         Encilhamento
d)         Política dos governadores
e)         Funding Loan


QUESTÃO 03 (Descritor: relacionar o trecho com o Com o Convênio de Taubaté)

Assunto: História do Brasil República

É inegável a importância do café para a economia brasileira, chagando a representar 70% do seu comércio internacional. Mas desde 1895, esse quadro passou a ser ameaçado com uma superprodução de café que acarretou a queda de seu preço. A solução para essa crise surgiu nos dias de 26 e 27 de fevereiro de 1906, quando os governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais se reuniram em São Paulo para firmar um acordo denominado:

a)         Política do café-com-leite.
b)         Encilhamento.
c)         Convênio de Taubaté.
d)         Funding Loan.
e)         Consenso dos cafeicultores.
QUESTÃO 04 (Descritor: analisar os fatores que contribuíram para o crescimento da indústria no Brasil)

Assunto: História do Brasil República

O número de estabelecimentos industriais em 1889 chegava a pouco mais de 600, já atingia, em 1907, um total de 3.258, localizados em sua maioria no Distrito Federal (33%), São Paulo (16%) e Rio Grande do Sul (15%).
                                                                       (PILETTE, Nelson. História do Brasil, p . 217.)

Vários fatores contribuíram para o crescimento da indústria brasileira no início do século XX, EXCETO

a)         A disponibilidade de capitais e mão-de-obra.
b)         A presença de um mercado consumidor relativamente concentrado.
c)         A concentração de uma tecnologia bastante sofisticada.
d)         A matéria-prima disponível e barata.
e)         A existência de um sistema de transporte que ligava aos portos.


QUESTÃO 05 (Descritor: analisar a importância do imigrante no desenvolvimento da indústria brasileira)

Assunto: História do Brasil República

“... Com eles vieram receitas culinárias, inusitadas formas de falar e vestir. Com eles vieram brincadeiras infantis, canções e até mesmo diferentes maneiras de exercitar a fé. Com eles vieram ofícios e técnicas que dariam novos rumos às relações sociais da Província. Acima de tudo, com eles vieram sonhos que iam muito além dos limites de um grande cafezal.”
      (Reviver Raízes. Folheto de exposição histórico-fotográfico. São Paulo: Memorial de Imigrante, 1996.)

A participação dos imigrantes na economia brasileira não se limitou aos cafezais, eles foram de extrema importância para as nascentes indústrias no país porque

a)         possuíam muito capital disponível para investir nesse setor.
b)         criticavam abertamente as idéias comunistas que já faziam parte da cultura operária brasileira.
c)         possuíam habilidades manuais e técnicas, além da maioria ser alfabetizado.
d)         defendiam a união entre o capitalismo e o Estado como o caminho para o progresso.
e)         tinham experiências em organizações sindicais que lutavam pela melhoria da vida operária.


QUESTÃO 06(Descritor: identificar as características do movimento de Canudos)

Assunto: História do Brasil República

Um dos principais movimentos rurais na República Velha foi CANUDOS. A respeito desse movimento leia as afirmativas abaixo.

I-                     O movimento foi liderado por Antônio Conselheiro, que era admirador do regime monárquico.
II-                   A repressão ao movimento de Canudos foi violentíssimo, mas os seguidores de Antônio Conselheiro conseguiram derrotar as tropas federais.
III-                  O movimento de Canudos representou um exemplo de luta contra a miséria e a opressão em que vivia o povo sertanejo.

Estão corretas as afirmativas

a)         I e III
b)         I
c)         II e III
d)         III


QUESTÃO 07 (Descritor: identificar a Revolta da Chibata)

Assunto: História do Brasil República

Leia os dados abaixo.

Data: 1910.
Local: Rio de Janeiro.
Motivo: Insatisfação dos marinheiros com os castigos corporais praticados na Armada.

Os dados acima se referem a

a)         Revolta da Vacina.
b)         Revolta do Cangaço.
c)         Revolta de Canudos.
d)         Revolta da Chibata.
e)         Revolta da Armada.


QUESTÃO 08 (Descritor: identificar o principal objetivo da Semana da Arte Moderna)

Assunto: História do Brasil República

“Diversos intelectuais de São Paulo e do Rio de Janeiro, devido à iniciativa do escritor Graça Aranha, resolveram organizar uma Semana de Arte Moderna, dando ao nosso público a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, pintura, arquitetura, música e literatura do ponto de vista rigorosamente atual.”
                                                                          Jornal Paulistano, 22 de janeiro de 1922.

Assinale a alternativa que aponta o principal objetivo da Semana da Arte Moderna.

a)              Divulgar a arte de São Paulo e Rio no Brasil e no mundo.
b)              Romper com a influência modernista na arte brasileira.
c)              Mostrar a influência da arte européia no Brasil.
d)              Valorizar a arte, a cultura e o homem brasileiro.
e)              Defender a República como o caminho para o desenvolvimento da arte brasileira.

Leia o texto abaixo e responda as questões 09 e 10.

As eleições estavam marcadas para 1º de março de 1930. O candidato apresentado pelo então presidente Washington Luis para sucedê-lo era Júlio Prestes, ambos do Partido Republicano Paulista (PRP). Isso contradizia o acordo estabelecido entre os  grupos que então controlavam o poder, basicamente ligados ao setor cafeeiro, pelo qual um paulista deveria suceder um mineiro. (...) Os mineiros, deixados de lado, passaram a engrossar o número dos descontentes, unindo-se à oposição.
(BERCITO, Sônia de Deus Rodrigues. Nos tempos de Getúlio. São Paulo, Atual, 1997.)

QUESTÃO 9 (Descritor: identificar o conceito de Política do café-com-leite)

Assunto: História do Brasil República

O “acordo estabelecido” a que o texto se refere ficou conhecido como

a)         Estado Novo
b)         Convênio de Taubaté
c)         Política do café-com-leite
d)         Funding Loan
e)         Encilhamento

QUESTÃO 10 (Descritor: identificar a Aliança Liberal)

Assunto: História do Brasil República

“(...)Os mineiros, deixados de lado, passaram a engrossar o número dos descontentes, unindo-se a oposição.(...)”

Em 1930, a união de Minas Gerais com a oposição resultou na formação da(o):

a)         Aliança Nacional.
b)         Aliança Liberal.
c)         Ação Integralista.
d)         Estado Nacional.
e)         Partido Republicano Mineiro.


QUESTÃO 11 (Descritor: apontar um dos resultados da Revolução de 1930)

Assunto: História do Brasil República

A Revolução de 1930 resultou na:

a)         chegada de Vargas ao poder.
b)         vitória esmagadora dos paulistas.
c)         eleição do paulista Washington Luis.
d)         deposição de Júlio Prestes.
e)         instalação do Estado Novo.


QUESTÃO 12 (Descritor: identificar a mudança ocorrida na economia brasileira após a Revolução de 30)

Assunto: História do Brasil República

A partir de 1930, uma importante mudança ocorreu na política econômica brasileira.

Assinale a alternativa que indica essa mudança.

a)         A indústria passou a ser prioridade do governo.
b)         O Estado adotou uma política de abertura para os produtos estrangeiros.
c)         O preço do café foi recuperado e esse setor recebeu grandes investimentos.
d)         O Estado adotou uma política liberal, ou seja, a não intervenção na economia.
e)         A agricultura passou a ser estimulada com o objetivo de aumentar as exportações.

QUESTÃO 13 (Descritor: identificar as características da AIB e ANL)

Assunto: História do Brasil República

O conturbado contexto internacional do período entre guerras refletia-se no Brasil. Duas organizações, ideologicamente antagônicas, surgiram nesse período: a Aliança Nacional Libertadora(ANL) e a Ação Integralista Brasileira(AIB).

Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, em seguida assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

(1)     AIB                    (   ) Principal organização fascista brasileira.
(2)     ANL                   (   ) O seu lema era “Pão, Terra e Liberdade”.
                                 (   ) O seu líder era Plínio Salgado que admirava Mussolini.
                               (   ) Defendia o comunismo e era liderado por Luís Carlos Prestes.
                               (   ) O seu lema era “Deus, Pátria e Família”.

a)              2, 1, 2, 1, 2.
b)              1, 2, 1, 2, 1.
c)              1, 1, 1, 2, 2.
d)              2, 2, 2, 1, 1.
e)              2, 2, 1, 1, 1.
  

QUESTÃO 14 (Descritor: identificar a Intentona Comunista)

Assunto: História do Brasil República

“Com o insucesso dos levantes de novembro de 1935, desencadeia-se uma violenta repressão policial contra os comunistas e aliancistas, como eram chamados os membros da ANL. Em 5 de março de 1936, Prestes e Olga são presos por agentes do famigerado capitão Filinto Müller, então chefe de polícia de Vargas, no subúrbio carioca do Méier.”
                                                                                                (Revista Nossa História, nº 09, p. 16.)

Os levantes ocorridos em novembro de 1935 são chamados pelos militares de

a)         Aliança Liberal.
b)         Movimento Armado.
c)         Intentona Comunista.
d)         Aliança Libertadora.
e)         Revolução Comunista.


Leia abaixo um trecho do discurso de Getúlio Vargas transmitido pelo rádio a todo o país, na noite do dia 10 de novembro de 1937 e responda as questões 15 e 16.

(...) Quando as competições políticas ameaçam degenerar em guerra civil, é sinal de que o regime constitucional perdeu o seu valor prático, subsistindo, apenas, como abstração. A tanto havia chegado o país. A complicada máquina de que dispunha para governar não funcionava. Não existiam órgãos apropriados através dos quais pudesse exprimir os pronunciamentos da sua inteligência e os decretos da sua vontade.(...)


QUESTÃO 15 (Descritor: identificar no trecho a justificativa de Vargas para a instalação do Estado Novo)

Assunto: História do Brasil República

No trecho lido, Vargas tenta justificar o (a)

a)         revolução e a deposição de Washington Luiz.
b)         renúncia e a saída do poder.
c)         violência e a deportação de Luiz Carlos Prestes.
d)         golpe e a instalação do Estado Novo.
e)         golpe e a instalação do governo provisório.


QUESTÃO 16(Descritor: identificar as características da Constituição de 1937)

Assunto: História do Brasil República

Nessa mesma data (10/11/1937) foi outorgada uma nova Constituição para o país.

A respeito dessa Constituição é INCORRETO afirmar

a)         Foi inspirada na Constituição fascista polonesa.
b)         Extinguia os órgãos de representação política.
c)         Fortalecia o Poder Executivo.
d)         Instituía o federalismo para controlar os Estados.
e)         Suspendia os direitos individuais.


QUESTÃO 17 (Descritor: identificar o órgão que não foi criado durante o Estado Novo)

Assunto: História do Brasil República

Durante o Estado Novo, Vargas intensificou a criação de órgãos e indústrias para garantir a execução de sua política econômica.

Assinale o órgão ou indústria que NÃO foi criada durante o Estado Novo.

a)         Cia Vale do Rio Doce.
b)         Fabrica Nacional de Motores.
c)         Cia Nacional de Álcalis.
d)         Petrobrás.
e)         Cia Hidrelétrica de São Francisco.












Observe a charge abaixo e responda as questões 18 e 19.



















NOVAES, Carlos Eduardo & LOBO César. História de Brasil para principiantes. Ática. 2003, p. 230.

QUESTÃO 18 (Descritor: explicar a importância do rádio durante o Estado Novo)

Assunto: História do Brasil República

Assinale a alternativa que explica a importância do rádio durante o Estado Novo (1937-1945).

a)         O rádio era um bem de consumo de fácil acesso, portanto um meio de comunicação de massa.
b)         O rádio divulgava, em todo o território nacional os novos produtos que surgiam com a industrialização.
c)         O rádio levava as mensagens de Vargas ao povo brasileiro, criando uma imagem positiva do presidente.
d)         O rádio contribuiu para popularizar a música norte-americana em todo o país.
e)         O rádio foi responsável pela divulgação de programas jornalísticos, diante da falta de novelas e programas humorísticos.


QUESTÃO  19 (Descritor: identificar o órgão criado por Vargas para censurar a imprensa e cuidar da propagando do governo)

Assunto: História do Brasil República

O órgão criado por Vargas, durante o Estado Novo, para cuidar da censura à imprensa e a propaganda oficial recebeu o nome de

a)         Hora do Brasil.
b)         Departamento de Fiscalização e Censura.
c)         Repórter Esso.
d)         Departamento de Imprensa e Propaganda.
e)         Rádio Nacional.


QUESTÃO 20 (Descritor: identificar os fatores que contribuíram para a deposição de Vargas)

Assunto: História do Brasil República

No dia 29 de outubro de 1945, Getúlio Vargas foi deposto pelos militares.

NÃO podemos apontar como um dos fatores que contribuiu para a sua deposição.

a)         A derrota das potências do Eixo na Segunda Guerra Mundial.
b)         O Manifesto dos Mineiros que exigiam a redemocratização do país.
c)         A forte oposição da União Democrática Nacional (UDN).
d)         A insatisfação dos operários com a política trabalhista de Vargas.
e)         O Primeiro Congresso Brasileiro de Escritores que protestaram contra o Estado Novo.

QUESTÃO 21 (Descritor: caracterizar  o governo Dutra)

Assunto: História do Brasil República

Em dezembro de 1945 foi eleito o presidente Eurico Gaspar Dutra, do PSD Dutra assumiu o poder dentro            do contexto em que o mundo se dividia: de um lado o bloco capitalista, sob a liderança dos Estados Unidos da América, do outro o bloco socialista, sob a liderança da União Soviética.

A respeito do governo de Dutra analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I-                     Em 1947, o Brasil rompeu coma União Soviética e uma onda anti-comunista tomou conta do país.
II-                   Em 1949 foi criada a Escola Superior de Guerra (ESG), organizada de acordo com o modelo proposto pelo EUA para defender os interesses capitalistas no país.
III-                  Em 1947, Dutra colocou o Partido Comunista na ilegalidade, mas garantiu a liberdade para a  organização do movimento operário.

Estão corretas as afirmativas

a)              I e II.
b)              II.
c)              II e III.
d)              III.
e)              I, II, III.

QUESTÃO 22 (Descritor: caracterizar a política econômica de Dutra)

Assunto: História do Brasil República

A política econômica refletia as tensões da política internacional do pós-guerra. Os Estados Unidos lideravam os países do mundo capitalista e pretendiam deter o crescimento do mundo comunista, liderado pela União Soviética.

A respeito da política econômica de Dutra é INCORRETO afirmar.

a)         Promoveu a associação do capital nacional ao capital internacional.
b)         Defendeu a intervenção do Estado na economia.
c)         Liberou as importações de bens manufaturados.
d)         Criou o Plano SALTE.
e)         Permitiu  interferência norte-americana na economia brasileira.

QUESTÃO 23 (Descritor: explicar a frase em destaque)

Assunto: História do Brasil República

No ano de 1950, “Vargas voltou ao poder nos braços do povo”.

Assinale a alternativa que melhor explica a frase  em destaque.

a)         Vargas deu um golpe a recebeu apoio popular.
b)         Vargas fez uma revolução com apoio dos trabalhadores.
c)         Vargas foi eleito pelo voto popular e direto.
d)         Vargas assumiu o poder no lugar de Washington Luis.
e)         Vargas foi eleito pelo voto popular e indireto.                  

Leia o texto abaixo e responda as questões 24 e 25.

A ditadura começou mansa. Envergonhada, na definição do jornalista Elio Gaspari, que escreveu sobre o período. Lideranças civis que apoiaram o golpe acreditavam que os militares sairiam de cena com a  mesma facilidade com que deixaram a caserna para entrar para a vida política. Os próprios golpistas tentavam ostentar verniz democrático. Preferiram ser chamados de revolucionários. O Congresso continuou funcionando, embora expurgado dos políticos inconvenientes ao regime e houve a preocupação de redigir uma  Constituição que justificasse a nova ordem. Mas não se colocam tanques nas ruas impunemente, e não tardou para que o autoritarismo apresentasse suas armas.
Fonte: Revista Aventuras na História. Série Dossiê Brasil: Ditadura no Brasil, p.19.

QUESTÃO 24 (Descritor: identificar as lideranças civis que apoiaram o golpe militar)

Assunto: História do Brasil República: Golpe de 1964

“(...) Lideranças civis que apoiaram o golpe acreditavam que os militares sairiam de cena com a mesma  facilidade com que deixaram a caserna para entrar para a vida política.(...)”

Assinale a alternativa que representa o grupo que NÃO fazia parte das lideranças civis, citados acima.

a)         Setores empresariais;
b)         Forças político-partidárias;
c)         Parte do clero.
d)         Grande imprensa;
e)         Artistas e escritores.


QUESTÃO 25 (Descritor: caracterizar a Constituição de 1967)

Assunto: História do Brasil República: implantação do Regime Militar

“(...) O Congresso continuou funcionando, embora expurgado dos políticos inconvenientes ao regime, e houve a preocupação de redigir a Constituição que justificasse a nova ordem. (...)”

A respeito da Constituição de 1967, a primeira após o golpe militar, coloque V ou F nas afirmativas abaixo.
(         A Constituição de 1967 incorporou as medidas tomadas desde os primeiros dias do golpe, os
famosos Atos Institucionais.
(         A Constituição de 1967 estabeleceu que o presidente da República, os governadores dos estados e os prefeitos das capitais passassem a ser “eleitos” indiretamente.
(         O pluripartidarismo, garantido pelo Constituição de 1967, limitava a oposição às regras do regime.

A seqüência CORRETA é

a) V, V e F.
b)  V, V e V.
c)  F, V, F.
d)  F, F, V.
e)  V, F, F.


QUESTÃO 26 (Descritor: associar o nome do presidente à frase ”Brasil ame-o ou deixe-o”)

Assunto: História do Brasil República: Governo de Médici

A frase “Brasil, ame-o ou deixe-o” deve ser atribuída ao governo do seguinte presidente militar

f)           Costa e Silva.
g)         Castelo Branco.
h)         Garrastazu Médici.
i)           João Goulart.


QUESTÃO 27 (Descritor: caracterizar a censura no regime militar)

Assunto: História do Brasil República: Regime Militar

O uso de metáforas e de mensagens disfarçadas nas músicas foi uma maneira que os compositores encontraram nos anos de chumbo  para dar o seu recado, contornando a censura. Bom exemplo disso é Apesar de Você, de Chico Buarque. Lançada em 1970, a composição, que trata aparentemente de uma briga de namorados, pode ser interpretada como uma mensagem ao presidente.”

A respeito dos mecanismos de censura utilizados durante o Regime Militar é CORRETO afirmar:

f)                A Rede Globo foi a emissora mais atingida durante o regime, pois teve de alterar a sua programação constantemente.
g)              Os militares incentivavam a produção cultural nacional, desde que não se apresentasse contrária ao regime.
h)              O compositor e cantor Chico Buarque foi censurado, preso e torturado nos porões da ditadura militar brasileira.
i)                A censura dos meios de comunicação fez surgir dois “brasis”, ou seja, aquele que o povo vivia e aquele que aparecia na televisão.
j)                Apesar da censura durante o Regime Militar os jornais televisivos criticavam a ditadura imposta no Brasil, a partir de 1964.


Leia o trecho abaixo e responda as questões 28, 29 e 30.

“Por mais incrível  que pareça, o governo militar chegou a receber apoio maciço da classe média e até da população mais pobre. Mas os motivos para esse apoio eram simples: a economia do país estava crescendo e oferecendo  oportunidades para muitas pessoas.





QUESTÃO 28 (Descritor: identificar a fase de crescimento econômico durante a ditadura)

Assunto: História do Brasil República: economia durante o Regime Militar

O trecho acima se refere ao período da ditadura conhecido como

a)       Plano Econômico de Desenvolvimento.
b)       Milagre Econômico.
c)       Ato Econômico Institucional.
d)       Crescimento Econômico.
e)       Planos de Ação Econômica.




QUESTÃO 29 (Descritor: relacionar o apoio da classe média à ameaça comunista)

Assunto: História do Brasil República: Regime Militar

Além do crescimento econômico, outro fator contribuiu para o apoio da classe média ao regime militar.

MARQUE a alternativa que se refere a esse "outro fator".

a)       O desenvolvimento do setor de bens duráveis.
b)       A criação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
c)       A propaganda anti-comunista promovida pelos militares.
d)       O incentivo à rotatividade de mão-de-obra.
e)       O aumento da fiscalização da política financeira.


QUESTÃO 30(Descritor: identificar o setor econômico que mais recebeu apoio dos militares)

Assunto: História do Brasil República: política econômica do Regime Militar.

O setor econômico que recebeu mais investimentos do governo durante o Regime Militar foi o

a)   Agrícola.
b)   Industrial.
c)   Pecuário.
d)   Bancário.
e)  Comercial.


Leia o texto abaixo e responda as questões 31E 32.

Nos anos 70, a expressão “distensão” entrou para o vocabulário nacional. Quem tirou a palavra do dicionário e a tornou corriqueira nas conversas de botequim foi o general Ernesto Geisel, que assumiu a Presidência em março de 1974 e ficou no poder até o início de 1979. Um acerto. Afinal, como ensina o Dicionário Aurélio, distensão quer dizer “afrouxamento, relaxação”, mas também “prolongamento, continuação”. Nenhuma expressão seria mais adequada para descrever o período (...).”

Fonte: Revista Aventuras na  História. Série Dossiê Brasil: Ditadura no Brasil, p.48.

QUESTÃO 31 (Descritor: justificar a escolha da palavra distensão para descrever a fase do governo Geisel)

Assunto: História do Brasil República: distensão do Regime Militar

A expressão "distensão" seria mais adequada para descrever esse período porque

a)      A ditadura, ao mesmo tempo em que diminuía seu ímpeto autoritário, adiava a entrega do poder aos civis.
b) O governo militar, apesar de promover a abertura política, continuava defendendo os interesses internacionais.
c) A abertura política foi garantida pela promoção das eleições diretas apenas para presidente da República.
d) O governo conseguiu, através da abertura política, dar continuidade ao crescimento do país, durante o milagre econômico.
e) As medidas adotadas pelos militares deixavam claro a não intenção do governo em promover a abertura política.




QUESTÃO 32 (Descritor: identificar o presidente militar que concluiu a abertura política)

Assunto: História do Brasil República: Governo de Figueiredo

A “distensão” política durou mais de dez anos e só foi concluída pelo presidente

a)       Castelo Branco.
b)       Garrastazu Médici.
c)       Tancredo Neves.
d)       João Baptista Figueiredo.
e)       Costa e Silva.


QUESTÃO 33 (Descritor: apontar as medidas adotadas por Figueiredo que caracterizam a abertura)

Assunto: História do Brasil República: Governo de Figueiredo

Leia o texto abaixo.

O discurso de posse de Figueiredo foi animador. Sua frase mais marcante foi: Reafirmo meu inabalável propósito de fazer deste país uma democracia”. Uma promessa de que o Brasil viveria o período de maior liberdade política desde 1968.

Fonte: Revista Aventuras na História. Série Dossiê Brasil: Ditadura no Brasil, p. 68.

Podemos apontar como medida adotada durante o governo de Figueiredo que caracteriza a abertura política a

a)       Adoção do bipartidarismo.
b)       Criação do Serviço Nacional de Informação.
c)       Convocação de eleições diretas para 1/3 dos senadores.
d)       Liberação da censura promovida pelo DOI – CODI.
e)       Decretação da Lei de Anistia.


QUESTÃO 34 (Descritor: Apontar os mandantes do atentado no Riocentro)

Assunto: História do Brasil República: Fim do Regime Militar

Os terroristas estavam animados: no estacionamento do Centro de Convenções do Riocentro, no Rio, milhares de jovens se preparavam para assistir em 30 de abril de1981, a um show em homenagem ao Dia do Trabalho, com grandes nomes da MPB, muitos deles simpatizantes da esquerda. Em poucas horas, bombas causariam pânico e mortes no meio da multidão.”

Fonte: Revista Aventuras na  História. Série Dossiê Brasil: Ditadura no Brasil, p. 56.

O atentado no Riocentro foi obra dos

a)       Operários do Rio de Janeiro, insatisfeitos com a condução das leis trabalhistas no país.
b)       Militares de ultradireita que queriam tumultuar o processo de abertura.
c)       Políticos da ARENA e MDB, partidos que foram extintos com o pluripartidarismo.
d)       Terroristas ligados a organizações internacionais que eram contra o comunismo.
e)       Jornalistas que reivindicavam a liberdade de imprensa em todo o país.


QUESTÃO 35 (Descritor: Identificar o novo jeito de fazer reivindicações iniciado com Lula)

Assunto: História do Brasil República: fim do Regime Militar

Em 1978, o Brasil conheceu Lula – um torneiro mecânico de origem nordestina, que presidia o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, na Grande São Paulo. Naquele ano, Luiz Inácio da Silva e seus colegas fizeram a primeira greve significativa desde a repressão dos movimentos de Osasco e Contagem, dez anos antes, e inauguraram um novo jeito de fazer reivindicações  conhecido como:

a)       Novo sindicalismo.
b)       Anarcosindicalismo.
c)       Livre sindicalismo.
d)       Movimento sindical.
e)       Renascimento sindical.


QUESTÃO 36 (Descritor: identificar a maior manifestação política Diretas Já)

Assunto: História do Brasil República: fim do Regime Militar

Um, dois, três, quatro, cinco, mil, queremos eleger o presidente do Brasil.” Foi com essas palavras de ordem, sob a chuva que castigava a praça da Sé, que ganhou corpo a maior manifestação política da história brasileira conhecida como:

a)             Milagre Brasileiro.
b)             Abertura Política.
c)             Diretas Já.
d)             Anistia Política.
e)             Democracia Já.




QUESTÃO 37 (Descritor: apontar o resultado da votação da Emenda Dante de Oliveira)

Assunto: História do Brasil República: fim do Regime Militar

Naquele 25 de abril de 1984, os parlamentares mostraram que as manobras do regime ainda davam resultados. “Eles não tinham coragem de votar contra as diretas e então simplesmente não votaram, ausentaram-se, refugiaram-se nos gabinetes”, conta o jornalista Ricardo Kotscho, em seu livro Explode um Novo Brasil. A emenda Dante de Oliveira foi:

a)       Reprovada e Tancredo Neves foi eleito no Colégio Eleitoral.
b)       Aprovada e José Sarney foi eleito de forma direta.
c)       Reprovada e o Colégio Eleitoral escolheu Sarney.
d)       Aprovada e Paulo Maluf se elegeu presidente.
e)       Aprovada e Tancredo Neves foi eleito pelo povo.


QUESTÃO 38 (Descritor: analisar a charge relacionada ao Plano Cruzado)

Assunto: História do Brasil República.

Observe a charge abaixo.





















Fonte: NOVAES, Carlos Eduardo & LOBO César. História de Brasil para principiantes. Ática. 2003, p. 295.)

A respeito das determinações do Plano Cruzado é INCORRETO afirmar:

a)       A moeda brasileira passou a ser denominada Cruzado e foram cortados três zeros do antigo Cruzeiro.
b)       Os preços das mercadorias, salários, aluguéis, mensalidades e tarifas públicas foram congelados.
c)       O gatilho salarial foi criado e seria disparado quando a inflação atingisse o índice de 20%.
d)       A “tablita”, que utilizava um índice de correção diária, foi instituída diminuindo o valor das dívidas a serem pagas.
e)       O Cruzado foi equiparado ao dólar, contribuindo para o controle do consumo e da inflação.


QUESTÃO 39 (Descritor: caracterizar o Plano Collor)

Assunto: História do Brasil República: Governo Collor

Empossado em 15 de março de 1990, imediatamente (no dia 16), Collor lançou um plano econômico, logo chamado pela mídia de Plano Collor.

A respeito das principais medidas do Plano Collor, considere as afirmativas abaixo:

I.                     Congelamento de preços e salários;
II.                   Substituição do Cruzado Novo pelo Cruzeiro;
III.                  Controle do déficit público;
IV.                Bloqueio de contas correntes e depósitos em Cadernetas de Poupança com valor superior a 50 mil cruzeiros.

Estão CORRETAS as afirmativas

a)       I, II e IV.
b)       II e III.
c)       I e III.
d)       III e IV.
e)       I, II, III e IV.


QUESTÃO 40 (Descritor: analisar os fatores que contribuíram para impeachment)

Assunto: História do Brasil República: Governo Collor

Na imprensa, nas esquinas e no Congresso só se falava no impeachment do presidente. Essa palavra do inglês que dizer “impedimento” (perda dos direitos políticos). Collor tinha cometido um crime.


Sobre os fatores que contribuíram para o impeachment, coloque V ou F nas afirmativas abaixo.

(         O irmão de Collor, Pedro Collor, revelou o esquema PC – Collor, pelo qual o presidente e o seu
tesoureiro de campanha eram acusados de lavagem de dinheiro  e sonegação fiscal.
(         A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que foi instalada para investigar o esquema PC – Collor,
não conseguiu não conseguiu encontrar irregularidades na reforma dos jardins da Casa da Dinda,
em Brasília, onde morava a mãe de Collor.
(         Os caras – pintadas saíram às ruas para pressionar o Congresso para que votasse o afastamento
de Collor, que, no dia 22 de dezembro de 1992, foi afastado da presidência.

A seqüência CORRETA é

a)       V, F, V.
b)       V, F, F.
c)       F, V, V.
d)       F, F, F.
e)       V, V, V.



QUESTÃO 41 (Fatec  - SP) (Descritor: analisar a economia durante o regime militar)

Assunto: Brasil República: Regime Militar

Assinale a alternativa INCORRETA. Quanto aos  planejamentos, após a Revolução de 1964, podemos afirmar que:

f)           O primeiro plano econômico foi o PAEG – Plano de Ação Econômica Governamental –, elaborado pelo ministro Roberto Campos.
g)         O governo revolucionário apresentava e executava um modelo econômico baseado na redistribuição da renda  nacional e maior  controle do capital estrangeiro.
h)         Preocupava-se o governo revolucionário com a racionalidade administrativa.
i)           Os planos econômicos eram elaborados pelo recém-criado Ministério do Planejamento.
j)           Os planos econômicos baseavam-se no binômio “segurança e desenvolvimento”.


QUESTÃO 42 (Descritor: analisar o quadro sobre o regime militar no Brasil)

Assunto: Brasil República: Regime Militar

Leia o quadro:

   I
Ato Institucional
Número 5 (AI-5)
 1
Governo Geisel
(1974 – 1979)
  II
PAEG – Plano de Ação Econômica de Governo
 2
Governo Figueiredo
(1979 – 1985)
 III
“Milagre brasileiro”

 3
Governo Costa e Silva
(1967 – 1969)
 IV
Pacote de abril

 4
Governo Castello Branco
(1964 – 1967 )
 V
Leia de Anistia

 5
Governo Médici

ASSOCIE corretamente, numa única alternativa, as duas colunas acima:

a)       I-1, II-2, III-3, IV-4, V-5
b)       I-2, II-3, III-4, IV-5, V-1
c)       I-3, II-4, III-5, IV,1, V-2
d)       I-4, II-5, III-1, IV-2, V-3
e)       I-5, II-1, III-2, IV-3, V-4














QUESTÃO 43 (Descritor: analisar o gráfico da inflação brasileira nos anos 90 do século XX)

Assunto: Brasil República: Nova República e Era FHC


Observe o gráfico sobre a inflação no período de 1989 a 1999.
    
onte: IGPM
No ano de 1993 é visível a queda da inflação. Foi responsável por essa queda.

a)       O plano Collor
b)       O fim da Crise do petróleo
c)       A eleição FHC
d)       O milagre econômico.
e)       O Plano Real.
                                       

QUESTÃO 44(Descritor: relacionar a imagem ao movimento em defesa do plano cruzado)

Assunto: Plano Cruzado

Boton
Boton acima está relacionado a (o):

a) movimento das Diretas Já.
b) congelamento de preços durante o Plano Cruzado I
c) momento de luta por melhores condições de trabalho no governo Sarney.
d) movimento pela aprovação da lei que estabelecia o mandato de 5 anos para o presidente Sarney.
e) fiscalização dos atos do governo durante a instalação da assembléia nacional constituinte.
QUESTÃO 45 (Descritor: justificar a redução de votantes no Brasil após 1891)

Assunto: História do Brasil República

Observe o quadro abaixo.

 ANO
PERCENTUAL DE VOTANTES
 1872
                      13,0%
 1894  
                        2,2%

Tomando como referência a Constituição de 1891, apresente uma justificativa histórica para a redução do percentual de votantes entre 1872 e 1894


O texto, abaixo refere-se às eleições brasileiras na República Velha. Leia-o com atenção e responda às questões 46, 47 e 48.


Rodrigo estava deprimido.  Deve ser o calor (...) concluiu tirando o casaco e desabotoando o casaco.
O mesário que fazia a chamada gritou:
__ Ernesto Tavares Nunes 
Apareceu um homenzinho baixo e de ar bisonho.
__ Protesto, senhor presidente! – Bradou Rodrigo.
__ Por quê?
__ Esse sujeito é um impostor. Ernesto Tavares Nunes já morreu.
O presidente dirigiu-se ao eleitor.
__ Como é o seu nome?
O homem olhou primeiro para Rodrigo, hesitante, depois para a cédula que o capanga lhe havia posto nas mãos, e finalmente balbuciou, visivelmente embaraçado:
__ Ernesto Tavares Nunes.
Rodrigo pôs-se de pé.
__ Apelo para os membros da mesa e para os senhores aqui presentes que sabe tão bem quanto eu que Ernesto Tavares Nunes está morto e enterrado.
Fez-se um silêncio.
__ Vamos ao cemitério – convidou Rodrigo – e eu lhes mostrarei o túmulo desse cidadão.
O presidente da mesa coçou a cabeça com a ponta da caneta.
__ Dr. Rodrigo, nós não temos tempo pra essas coisas, e mesmo a lei não nos autoriza...
Ora, quem quer falar em lei! Vamos ao registro de óbitos, então.
__ O homem vai votar e o senhor depois lavra o seu protesto.
__ A velha história! Meu protesto não será levado em conta! É a incidência de sempre!
Assine o seu nome aqui – gritou Rodrigo. Sentou-se indignado, pegou um lápis e começou a escrever numa folha de papel.
__ Continuem a farsa! Gritou Rodrigo. Sentou-se indignado, pegou um lápis e começou a escrever numa folha de papel todos os palavrões que sentia ímpetos de atirar na cara do presidente da mesa e dos fiscais hermistas.”

(Fonte: Veríssimo, Érico – O Tempo e o Vento.)

QUESTÃO 46 (Descritor: definir voto de cabresto)

Assunto: História do Brasil República

CITE o nome pelo qual ficou conhecido o voto nesse período e CARACTERIZE-O.


QUESTÃO 47(Descritor: descrever o funcionamento das eleições durante a Rep. Velha)

Assunto: História do Brasil República

DESCREVA como funcionavam as eleições durante a República Velha.


QUESTÃO 48(Descritor: explicar a importância de SP e MG na política durante a Rep. Velha)

Assunto: História do Brasil República

EXPLIQUE a importância de São Paulo e Minas Gerais no cenário político nacional durante a República Velha.

Observe a charge e responda as questões 49 e 50.
























NOVAES, Carlos Eduardo & LOBO César. História de Brasil para principiantes. Ática. 2003, p. 213.      


QUESTÃO 49 (Descritor: relacionar a charge com o Movimento Tenentista)

Assunto: História do Brasil República

IDENTIFIQUE a que movimento político a charge se refere.


QUESTÃO 50 (Descritor: escrever a respeito do Movimento Tenentista)

Assunto: História do Brasil República.

REDIJA um parágrafo apresentando os fatores determinantes.

Leia o panfleto distribuído em Iguape, no dia 27 de setembro de 1932, e responda as questões 51 e 52.

Comunica-se ao público desta cidade e município que em data 25 do ano corrente foi organizada aqui a Comissão da Campanha do Ouro (...). Esta comissão, doravante, será a única competente para receber quaisquer donativos, como sejam: jóias, fragmentos de ouro, platina, prata, cobre, chumbo, latão, ferro fundido, moedas e outros metais (...).
Paulistas! Lembrai-vos que vossa oferta abreviará a vitória de São Paulo, a vitória da lei, da liberdade e do direito.
                                                                (Ana Maria A. Camargo, ORG., São Paulo, documento 45.)
QUESTÃO 51 (Descritor: identificar a Revolução Constitucionalista)

Assunto: História do Brasil República

De acordo com o panfleto, IDENTIFIQUE o movimento que está sendo organizado em São Paulo em 1932.   


QUESTÃO 52 (Descritor: apontar os principais motivos da Revolução Constitucionalista)

Assunto: História do Brasil República

APONTE os principais objetivos desse movimento.


Observe a charge abaixo e responda  as questões 49 e 50.






















NOVAES, Carlos Eduardo & LOBO César. História de Brasil para principiantes. Ática. 2003, p. 228.


QUESTÃO 53(Descritor: identificar o Plano Cohen)

Assunto: História do Brasil República

IDENTIFIQUE a que documento a charge se refere. EXPLIQUE o conteúdo desse documento.


QUESTÃO 54(Descritor: relacionar Plano Cohen com a instalação do Estado Novo)

Assunto: História do Brasil República

RELACIONE o documento mencionado na charge.

Leia o discurso pronunciado por Vargas, na Fábrica de Piquete, diante de militares. Responda as questões 55  e 56.

“O que era possível fazer dentro dos marcos do desenvolvimento industrial do país está realizado em boa parte. Esse empreendimento patriótico terá o seu complemento definitivo quando começarmos a produzir ferro e aço para forjar os nossos canhões e couraça para os nossos navios. E isso havemos de conseguirem breve. Já de público, assumi o compromisso de montar no país uma grande siderúrgica  e aqui o renovo, perante vós, como colaboradores decididos dessa obra de emancipação econômica e segurança nacional.” (Getúlio Vargas)



QUESTÃO 55Descritor: identificar empresas criadas durante a Era Vargas)

Assunto: História do Brasil República

CITE o nome da siderúrgica a que Vargas se refere no seu discurso.



QUESTÃO 56 (Descritor: explicar o significado da frase dita por Vargas)

Assunto: História do Brasil República

Segundo Vargas, a construção dessa siderúrgica garantia “(...) a emancipação econômica  e a segurança nacional.” EXPLIQUE o significado dessa frase.















QUESTÃO 57 (Descritor: relacionar a campanha “O Petróleo é Nosso” com a política nacionalista de Vargas)

Assunto: História do Brasil República

Observe o cartaz.
     Fonte: Emancipação, Rio de janeiro, abril de 1951.
                                                     
RELACIONE a imagem do cartaz com a política nacionalista de Vargas.

QUESTÃO 58 (Descritor: citar e comentar as realizações de JK)

Assunto: História do Brasil República

Em 31 DE JANEIRO DE 1956, Nereu Ramos entrega a faixa presidencial a Juscelino Kubitschek, eleito com 36% dos votos contra 30% dados ao general Juarez Távora, um ex-tenente. O novo presidente estabeleceu um ambicioso plano de realizações.

CITE e COMENTE uma das realizações de JK.

QUESTÃO 59 (Descritor: exemplificar o comprometimento de João Goulart com a causa agrária no Brasil)

Assunto: História do Brasil República

Observe a foto abaixo.


Foto: Arquiivo Nacional, Rio de Janeiro, 26/01/1962.


A presença de João Goulart e do ministro Tancredo Neves na Conferência Rural Brasileira, em 1962, evidencia o comprometimento do Estado com as causas do campo nesse período.

EXEMPLIFIQUE o comprometimento de João Goulart com a causa agrária.



QUESTÃO 60(Descritor: relacionar as razões da adoção do Parlamentarismo instalado no Brasil)

Assunto: História do Brasil República

Observe a charge abaixo.


(NOVAES; Carlos E. História do Brasil para principiantes. São Paulo, Ática, 2003. p. 255)


a)         IDENTIFIQUE  o fato histórico satirizado na charge.
b)         ESTABELEÇA o fator determinante desse fato histórico.



 QUESTÃO 61 (Descritor: apontar as conseqüências da decretação do AI–5)

Assunto: História do Brasil República: Regime Militar

O documento era pequeno. Com quatro páginas e 12 artigos, era possível lê-lo em menos de cinco minutos. Ao ser assinado mudou a face do Brasil e o mergulhou nas trevas. O Ato Institucional número 5 (AI – 5) foi aprovado em uma reunião do Congresso de Segurança Nacional, comandada pelo presidente do país, o marechal Costa e Silva, em 13 de dezembro de 1968.”

Fonte: Revista Aventuras na  História. Série Dossiê Brasil: Ditadura no Brasil, p. 24.

JUSTIFIQUE com dois argumentos historicamente corretos a seguinte frase do texto: “ Ao ser assinado, mudou a face do Brasil e o mergulhou nas trevas.”

QUESTÃO 62 (Descritor: relacionar a decretação do AI – 5 à Luta Armada)

Assunto: História do Brasil República: Regime Militar

“ (...) Era noite de 28 de março de 1968. Em protestos, os colegas de Edson impediram  a polícia de levar o corpo, que foi carregado até a Assembléia Legislativa e colocado sobre a mesa. Ali estava o primeiro cadáver que surgia na luta entre a repressão e os jovens.

Fonte: Revista Aventuras na História. Série Dossiê Brasil: Ditadura no Brasil, p. 30.

RELACIONE  o decreto da  “Luta Armada” contra o Regime Militar à decretação do AI-5.


QUESTÃO 63 (Descritor: apontar a imagem que os militares queriam passar do Brasil na Copa de 70)

Assunto: História do Brasil República: Regime Militar

         “De repente é aquela corrente pra frente,
  parece  que  todo  o  Brasil  deu a mão, todos
 ligados na mesma emoção, tudo é só coração.”

                     (Marcha de Miguel Gustavo para a Copa do Mundo de 1970)

Baseado na marcha de Miguel Gustavo APONTE qual era a imagem que os militares queriam passar do Brasil.


QUESTÃO 64(Descritor: explicar como Médici explorou a participação do Brasil na Copa de 70)

Assunto: História do Brasil República: Governo Médici

EXPLIQUE como o presidente Garrastazu Médici explorou a seu favor a participação do Brasil na Copa de 70.


QUESTÃO 65 (Descritor: analisar o Milagre Econômico a partir da frase “O milagre não era santo”)

Assunto: História do Brasil República: economia durante o Regime Militar

O Milagre não era Santo!”

EXPLIQUE  a frase acima apontando os pontos negativos do Milagre Econômico.


QUESTÃO 66(Descritor: explicar o que contribuiu para  Milagre Econômico)

Assunto: História do Brasil República: economia durante o Regime Militar

Leia as afirmativas abaixo.
O Brasil  chegou a apresentar uma das maiores taxas mundiais de crescimento econômico!
 
 



O desenvolvimento rápido foi realizado com baixas taxas de inflação!
 
 


EXPLIQUE com dois argumentos historicamente corretos, como foi possível a economia do Brasil chegar ao chamado "Milagre Econômico".


Observe a tabela e responda as questões 67e 68.


 DÍVIDA EXTERNA BRASILERIA
       ANO
 US$ BILHÕES
      1964
          3
      1970
          5
      1972
        10
      1974
        17
      1976
        25
      1978
        44
      1980
        54
      1981
        62
Fonte: IBGE
     

QUESTÃO 67 (Descritor: analisar a situação econômica do Brasil)

Assunto: História do Brasil República: economia durante o Regime Militar

Com base nos  dados da tabela, DESCREVA a situação econômica do país nesse período.


QUESTÃO 68 (Descritor: relacionar a tabela com o Milagre Econômico)

Assunto: História do Brasil República: economia durante o Regime Militar

RELACIONAR a situação descrita acima com o Milagre Econômico.


Observe a  charge abaixo e responda  as questões 65 e 66.
















Fonte: NOVAES, Carlos Eduardo & LOBO César. História de Brasil para principiantes. Ática. 2003, p. 295.

QUESTÃO 69 (Descritor: analisar a charge sobre o Governo Sarney)

Assunto: História do Brasil República: Nova República

IDENTIFIQUE a que período da história  a charge se refere.

QUESTÃO 70 (Descritor: relacionar a charge com a impopularidade de Sarney)

Assunto: História do Brasil República: Nova República

RELACIONE a charge com a impopularidade do presidente da República desse período.


QUESTÃO 71 (Descritor: citar as promessas de Collor)

Assunto: História do Brasil República: Governo Collor

Decepcionados com o governo Sarney, primeiro presidente civil depois de 21 anos de ditadura, o povo brasileiro escolheu Fernando Collor de Mello para presidente da República.

CITE duas promessas de campanha de Collor.


Observe o gráfico abaixo e responda as questões 68 e 69.



                                                
















Fonte: IGPM

QUESTÃO 72 (Descritor: analisar a situação da inflação com base no gráfico)

Assunto: História do Brasil República: Era FHC

DESCREVA  a situação da inflação brasileira após a implantação do “Plano Real”.


QUESTÃO 73 (Descritor: relacionar o Plano Real com a eleição de FHC)

Assunto: História do Brasil República: Era FHC

RELACIONE o Plano Real com o fato de Fernando Henrique Cardoso ter sido eleito para presidente.



Leia o trecho abaixo e responda as questões 74 e 75.

No governo, FHC continuou a privatizar as empresas estatais, apesar dos protestos da oposição (PT, PDT, PC do B, PDB e outros partidos menores) e da sociedade civil.


QUESTÃO 74(Descritor: citar as empresas privatizadas por FHC)

Assunto: História do Brasil República: Era FHC

CITE o nome de duas empresas que foram privatizadas no governo FHC.


QUESTÃO 75(Descritor: justificar a oposição ao programa de privatização de FHC)

Assunto: História do Brasil República: Era FHC

APRESENTE a justificativa usada pelos opositores para criticarem o programa de privatização do governo FHC.

 

QUESTÃO 76 (Descritor: apresentar as metas de governo de Lula)

Assunto: História do Brasil República: Governo Lula

APRESENTE três das principais metas do governo de Lula, divulgadas durante a sua campanha eleitoral para a presidência.


















GABARITO DAS QUESTÕES OBJETIVAS

QUESTÃO 01:
A

QUESTÃO 24:
E
QUESTÃO 02:
D

QUESTÃO 25:
A
QUESTÃO 03:
C

QUESTÃO 26
C
QUESTÃO 04:
C

QUESTÃO 27:
D
QUESTÃO 05:
B

QUESTÃO 28:
B
QUESTÃO 06:
A

QUESTÃO 29:
C
QUESTÃO 07:
D

QUESTÃO 30:
B
QUESTÃO 08:
D

QUESTÃO 31:
A
QUESTÃO 09:
C

QUESTÃO 32:
D
QUESTÃO 10:
B

QUESTÃO 33:
E
QUESTÃO 11:
A

QUESTÃO 34:
B
QUESTÃO 12:
A

QUESTÃO 35:
A
QUESTÃO 13:
B

QUESTÃO 36:
C
QUESTÃO 14:
C

QUESTÃO 37:
A
QUESTÃO 15:
D

QUESTÃO 38:
E
QUESTÃO 16:
C

QUESTÃO 39:
E
QUESTÃO 17:
D

QUESTÃO 40:
A
QUESTÃO 18:
C

QUESTÃO 41:
B
QUESTAO 19:
D

QUESTÃO 42:
C
QUESTÃO 20:
D

QUESTÃO 43:
E
QUESTÃO 21:
A

QUESTÃO 44
B
QUESTÃO 22:
B



QUESTÃO 23:
C





GABARITO  DAS  QUESTÕES  ABERTAS

QUESTÃO 45
A Constituição de 1891 excluía do direito de voto: os menores de 21 anos, os analfabetos, os soldados, os religiosos das ordens monásticas e as mulheres.


QUESTÃO 46
O voto durante a República Velha era denominado voto de cabresto.


QUESTÃO 47
Durante a República Velha as eleições eram controladas pelos coronéis. O voto não era secreto e  o eleitor era obrigado a votar de acordo com os interesses dos coronéis. Além do controle do eleitorado, podemos acrescentar os mais variados tipos de fraudes, como a apresentada no texto, em que era utilizado o título de quem já havia morrido para votar.


QUESTÃO 48

Os Estados de SP e MG eram os mais fortes, pois possuíam o maior número de eleitores,maior peso econômico, partidos regionais fortes e poderosos. Desta forma esses Estados dominavam o cenário político nacional.


QUESTÃO 49
O movimento tenentista.


QUESTÃO 50
O descontentamento com os vícios políticos eleitorais e a crise econômica durante a República Velha lavaram os oficiais de baixa patente (os tenentes) a se revoltaram contra as oligarquias. Exemplos: Os 18 do Forte de Copacabana.


QUESTÃO 51
Revolução Constitucionalista.

QUESTÃO 52
Os paulistas pretendiam forçar Vargas a convocar eleições presidenciais e recuperar a hegemonia política que ele havia perdido com a Revolução de 30.


QUESTÃO 53
Plano Cohen. Esse falso documento denunciava uma subversão  comunista  que ameaçava o país.


QUESTÃO 54
Getúlio Vargas vai usar o falso plano comunista para  justificar a sua permanência no poder com a instalação do Estado Novo.


QUESTÃO 55
Companhia Siderúrgica Nacional.


QUESTÃO 56
Getúlio Vargas defendia a criação das indústrias de base, como CSN, para garantir que a indústria brasileira se desenvolvesse de forma autônoma e sustentável.


QUESTÃO 57
Getúlio Vargas defendia uma política nacionalista para o Brasil, ou seja, promover o desenvolvimento de uma indústria sólida e auto-suficiente. Dentro dessa proposta, Vargas lança o projeto de criação da Petrobrás, o que desencadeou uma campanha nacionalista em todo o país, cujo lema era  “O Petróleo é nosso!” Depois de amplas discussões, a Petrobrás foi criada em outubro de 1953.


QUESTÃO 58
·           Construção de Brasília. Foi um audacioso projeto que significava o ingresso do país na modernidade. A cidade foi planejada como ponto central do sistema viário brasileiro, devendo interligar, por meio de uma rede de rodovias, os principais centros urbanos do país. 
·           Outras: Incentivo à indústria automobilística e expansão da malha rodoviária e ferroviária brasileira.


QUESTÃO 59
Em 1963, João Goulart promulgou o Estatuto do Trabalhador Rural que levou ao campo a legislação social: salário mínimo, jornada de trabalho e 8 horas entre outras medidas.
Em 1964 João Goulart apresentou um projeto de reforma agrária ao Congresso Nacional mas foi rejeitado.


QUESTÃO 60
a)        A adoção do sistema parlamentarista de governo em 1961, no Brasil.
b)        O Parlamentarismo limitava drasticamente os poderes do presidente, pois a chefia do governo era encargo do primeiro-ministro; restava ao presidente apenas a função de chefe do Estado, posição politicamente secundária. A limitação dos poderes do presidente foi considerada suficiente para que Goulart assumisse o poder sem ter a possibilidade de levar o governo a uma política de tendência esquerdistas, como temia os opositores.


QUESTÃO 61
Podemos afirmar que o AI-5 mergulhou o Brasil nas trevas, pois permitia ao presidente da República fechar o Congresso Nacional, as Assembléias Estaduais e as Câmaras Municipais, cassar mandatos legislativos e suspender direitos políticos de qualquer cidadão.


QUESTÃO 62
A Luta Armada defendida pelas organizações de esquerda que incluía desde assalto à bancos até seqüestro de diplomatas estrangeiros para forçar a libertação de presos políticos. Diante dessa agressividade e ousadia, os militares aproveitaram para  justificar o maior endurecimento político através do AI-5.


QUESTÃO 63
Os militares pretendiam passar uma imagem positiva, em que todos estavam juntos  e a favor do regime, que colocava o país no caminho do desenvolvimento.




QUESTÃO 64
A vitória do Tricampeonato foi explorada pelo governo de todas as formas possíveis, procurando potencializar como fator capaz de promover a unidade da diversidade. Um exemplo dessa exploração foi o lançamento de selos comemorativos em que aparece a seleção brasileira. 

QUESTÃO 65
Durante o Regime Militar, o direito de greve foi anulado, portanto os executivos das multinacionais, que chegaram ao país, pagavam baixíssimos salários. O país vivia o chamado arrocho salarial: a economia crescia, mas os salários não aumentavam. Além do arrocho salarial, podemos apontar como ponto negativo, as obras estatais faraônicas como, por exemplo, a rodovia Transamazônica.


QUESTÃO 66
O Milagre foi possível porque houve um grande investimento do Estado em diversos projetos industriais, agrícolas e de infra-estrutura. Além  do investimento do Estado, ocorreu também um grande investimento estrangeiro no país, através da instalação de inúmeras multinacionais no Brasil.

QUESTÃO 67
Nesse período, é possível perceber um grande aumento  da dívida externa  brasileira. No ano de 1974, a dívida externa era seis vezes maior do que em 1964.

QUESTÃO 68

Para que o governo pudesse fazer diversos investimentos e sustentar o crescimento do país foi preciso fazer empréstimos em bancos estrangeiros, que cobravam enormes taxas de juros, aumentando assim a nossa dívida externa.


QUESTÃO 69
Governo José Sarney.

QUESTÃO 70
Todas as tentativas de Sarney para controlar a inflação fracassaram e em dezembro de 1988, atingiu o índice de 71%. A última cartada de Sarney foi o Plano Verão (15 de janeiro de 1989), que também fracassou. A inflação acumulada de 1989 foi de 1.900%, o que contribuiu para que Sarney fosse bombardeado por todos os lados, acusado de fraco, corrupto e incapaz. 


QUESTÃO 71
·           Permitir a abertura  econômica ao capital estrangeiro para promover a competitividade interna.
·           Atacar duramente a corrupção e condenar os “marajás” (funcionários com salários elevados).


QUESTÃO 72
Após a implantação do Plano Real , no ano de 1993, é possível perceber uma queda considerável da inflação brasileira.

QUESTÃO 73
O Plano Real foi idealizado pela equipe de FHC, então Ministro da Fazenda do Governo de Itamar Franco. O sucesso do Plano Real assegurou a vitória de FHC para presidente da República em 1994. 

QUESTÃO 74
Cia vale do Rio Doce - Telebrás (etc.)


QUESTÃO 75

Os opositores acusaram o governo de vender as estatais a preço muito baixo e de entregá-las a grupos estrangeiros. Dessa forma, estaria havendo ”a perda do patrimônio público e a desnacionalização da economia". 


QUESTÃO 76
·           Colocar um fim na miséria e na fome no Brasil, por meio do Programa Fome Zero;
·           Promover o crescimento econômico do país impedindo o aumento de taxas inflacionárias;
·           Aprovar reformas constitucionais;
·           Diminuir os índices de desemprego e incentivar o primeiro emprego.  

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joao pessoa, paraiba
Professor de matemática,física e química.Aulas do ensino fundamental ao ensino médio Atendimento de segunda (das 9hs as 21hs) a sábado (das 9hs as até 12horas).

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