sexta-feira, 29 de abril de 2011

GEOGRAFIA-RECUPERAÇÃO 9ºANO

01-Uma das manchetes a seguir não poderia ocorrer, devido ao absurdo da afirmação feita. Assinale-a:
(A) Tensão! Fortes abalos sísmicos, vinculados à movimentação entre placas tectônicas, poderão devastar novamente a cidade da Guatemala.
(B) Perigo! Ventos com até 300km/h poderão atingir a região do Caribe. Teme-se que o furacão tropical possa provocar grandes destruições.
(C) Violência! Aos gritos de "Pátria Basca e Liberdade!", terroristas do IRA, contrariando acordo de paz, atacam grupo de protestantes em Belfast,capital da Irlanda do Norte.
(D) Catástrofe! Monções de verão provocam fortes inundações na península da Indochina, deixando milhares de desabrigados.
(E) Tragédia! Tentativa fracassada de independência da Chechênia, ponto estratégico no transporte de petróleo na região do Cáucaso, deixa milhares
de vítimas.

02-Sobre o plano Marshall em que consistia esse plano?

Plano norte-americano que destinou recursos para a reconstrução dos países capitalistas ocidentais cujas economias foram abaladas pelos esforços gastos na Segunda Guerra mundial.


03-A  idéia de país independente surgiu ainda no séculoXIX,comafundação do Partido Nacionalista.Com língua de origem desconhecida e cultura tradicional, durante a ditadura de Francisco Franco,os habitantes desta região foram proibidos de  ensinar sua  língua("euskara")nas escola se deu sara bandeira com as cores do país.Esta afirmativa refere-se
a) à questão basca.
b) à questão irlandesa.
c) aos conflitos da caxemira.
d) aos conflitos dos curdistãos.
e) conflito sem Ruanda


04-O Reino Unido é uma unidade política composta:
a) pela Inglaterra, País de Gales e Escócia;
b) pela Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte;
c) pela Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda e Irlanda do Norte;
d) apenas pela Inglaterra;
e) pelas Ilhas Britânicas.

05-Duas regiões da Alemanha vêm se destacando pela industrialização avançada, baseada nos setores de biotecnologia, microeletrônica e informática. Assinale a letra que corresponde a essas regiões?
a)Berlim, a capital do pais e as áreas industriais ao redor das cidades de Stuttgart e Heidelberg;
b)Na parte oeste destacando-se as cidades de Caen,Le Mans,Rennes,Morlaix e Lanion;
c)Berlim e Glasgow se destacam nos setores mecânico, siderúrgico e químico;
d)Na parte leste do território e cidades adjacentes como Frankfurt e Munique.

06- País peninsular da Europa. Velha potência colonial que não conseguiu uma atividade industrial de destaque ao longo de sua história. Atualmente enfrenta problemas de decréscimo demográfico e carência de fontes de energia. Suas atividades econômicas são predominantemente rurais com destaque da produção vinícola, tendo na pesca e no turismo duas outras grandes fontes de renda. Trata-se de:
a) Itália                b) Portugal
c) Iugoslávia        d) França
e) Turquia

07- Qual das afirmativas a seguir corresponde a Suécia?
a)Tornou-se o maior estado europeu em superfície, naturalmente excluindo-se a URSS;
b)Distinguindo-se por ser um Estado-Nação de economia de mercado que, a partir de 1932,se transformou no principal exemplo de um Estado social- democrata;
c)Cresceu a indústria com o grande parque fabril têxtil, como também nos setores metalúrgico, siderúrgico, químico e de construção naval
d)Aumentaram as disponibilidades minerais para a indústria, como o uranio, o potássio e linhita(tipo de carvão de baixa qualidade, usado na siderurgia)

08- Responder à questão com base no texto abaixo, referente a um foco de tensão na Europa.
"O IRA nasceu na primeira Guerra Mundial. Nos anos 60, participou do movimento pacífico pelos direitos civis. Após o Domingo Sangrento de Belfast, em 1972, transformou-se numa das mais temidas organizações terroristas da Europa".
A referida organização está relacionada com a situação política da
a) Alemanha.           b) Irlanda do Norte. c) Itália.   
d) Inglaterra.            e) Espanha.

09- Entre os países europeus relacionados a seguir, assinale aquele cujas características são representadas de forma correta.
a)Alemanha- Desde a década de 1960 vem sendo aplicada uma politica de descentralização econômica do território, que está conseguindo diminuir a concentração do poder econômico de Berlim;
b) França- O sul vem conseguindo diminuir as diferenças em relação ao norte, embora até hoje o norte, onde Lyon – se destaca como capital econômica do pais continue sendo a região mais desenvolvida do pais;
c) Suíça – é notabilizada pelo papel financeiro que exerce internacionalmente. O pais se transformou no principal centro bancário do mundo .
d)Portugal- A histórica região de Flandres ainda vive da indústria têxtil. A cidade de Liége se destaca pelas indústrias mecânicas





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
joao pessoa, paraiba
Professor de matemática,física e química.Aulas do ensino fundamental ao ensino médio Atendimento de segunda (das 9hs as 21hs) a sábado (das 9hs as até 12horas).

SETTE CURSOS (83)9114-3000/8616-2991/8153-9869