quinta-feira, 17 de março de 2011

BIOLOGIA 9ºANO

Biologia 9ºano
01-(Pucmg) Em uma experiência, Francisco Redi colocou em oito frascos de vidro um pedaço de carne. Quatro vidros tiveram sua abertura recoberta por um pedaço de gaze. Após alguns dias, apareceram larvas de moscas nos vidros que não continham a gaze recobrindo a abertura do frasco. Nos frascos protegidos com gaze, elas não apareceram. Essa experiência ilustra o princípio da:
a) Teoria Celular.
b) biogênese.
c) sucessão ecológica.
d) origem da célula.
e) higiene. 
02-É INCORRETO em relação à teoria da BIOGÊNESE:
a) trata-se de uma teoria contrária à da geração espontânea.
b) comprovou que os seres vivos se originam de matéria não-viva.
c) teve como principal defensor o cientista francês Louis Pasteur.
d) baseava-se no fato de que todo ser vivo se origina por reprodução de outro ser vivo da mesma espécie.
e) o pesquisador italiano Lazzaro Spallanzani foi um grande aliado desta teoria. 
03-Nosso corpo é formado por várias partes que trabalham juntas e garantem o bom funcionamento do organismo. Relacione a seqüência dos níveis de organização a seus exemplos.
(1) Célula
(2) Tecido
(3) Órgão
(4) Sistema

( ) circulatório
( ) neurônio
( ) cérebro
( ) conjuntivo

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
a) 2 - 4 - 3 - 1.
b) 4 - 1 - 3 - 2. 
c) 2 - 3 - 4 - 1.
d) 3 - 1 - 2 - 4.
e) 1 - 3 - 2 - 4.
04-Qual dessas substâncias, devido a sua especialidade,poderia ser utilizado para identificação de um individuo?

a)açucares
b)sais minerais
c)DNA
d)gordura
e)vitamina

05-O que é metabolismo?Qual a diferença entre anabolismo e catabolismo?


06-O sistema de inter-relações entre o ambiente físico e os seres vivos que nele vivem recebe o nome de:

a)ecossistema
b)habitat
c)biótipo
d)biocinese
e)Nico ecológico

07- Em um aquário marinho, foram colocados 5 ermitões, 6 anêmonas e 4 peixes. Sabendo-se que os animais de cada grupo pertencem à mesma espécie, é correto afirmar que, nesse aquário, o número de indivíduos e o número de populações correspondem, respectivamente, a :


a) 15 e 3 
b) 15 e 1 
c) 3 e 15 
d) 3 e 3 
e) 3 e 1

08- (UFPI) “Todo ser vivo se origina por reprodução de outro ser vivo da mesma espécie.”
O texto acima está de acordo com a:
a) teoria da geração espontânea.
b) teoria da biogênese.
c) hipótese heterotrófica da origem da vida.
d) hipótese autotrófica da origem da vida. 
e) hipótese do criacionismo.




09- (UFMT) Sobre a origem dos seres vivos, duas teorias sustentaram uma polêmica nos meios científicos, até fins do século passado: a teoria da geração espontânea (abiogênese) e a teoria da biogênese. Faça um 
comentário sucinto sobre tais teorias, explicando também como foi solucionada a polêmica.

A abiogênese, ou hipótese da geração espontânea, propunha que os seres vivos poderiam surgir espontaneamente a partir de matéria não-viva. Em meados do século XIX ela foi substituída pela biogênese, teoria segundo a qual os seres vivos se originam de outros preexistentes, pela reprodução. Com os experimentos de Louis Pasteur, esta teoria se confirmou e é aceita até os dias de hoje.

10-(UFC) Em 1860, Pasteur conseguiu uma vitória para a teoria da biogênese, enfraquecendo a confiança na abiogênese, com uma experiência simples e completa. Analise o esquema dessa experiência, mostrado a seguir, e descreva sucintamente o objetivo de cada etapa como também a conclusão da experiência.

Etapa 1: A solução nutritiva é colocada no frasco.
Objetivo:.
Etapas 2 e 3: O gargalo do frasco é curvado em S ao calor da chama e a solução é fervida fortemente durante alguns minutos.
Objetivo:.
Etapa 4: A solução é resfriada lentamente e permanece estéril muito tempo.
Objetivo: 
Etapa 5: O gargalo é quebrado.
Objetivo:

Etapa 1: O objetivo era fornecer condições para que os microrganismos, presentes nas mãos, solo e ar pudessem se desenvolver.
Etapas 2 e 3: O objetivo era dificultar a entrada de mais ar contaminado depois da fervura, que foi feita com o objetivo de esterilizar a solução e, ao mesmo tempo que os vapores saíssem livremente pela estreita abertura superior do gargalo.
Etapa 4: Em seguida deixou o frasco esfriar e observou que  o  líquido permanecia estéril indefinidamente. A entrada  de ar com impurezas, no início do resfriamento, é rápida, porém, o líquido ainda próximo de seu ponto de ebulição, impede o desenvolvimento dos mesmos. Quando o líquido já se encontra bem mais frio, a ponto de não mais impedir o desenvolvimento de microrganismos, a entrada de ar é bem mais lenta, de modo que os microrganismos nele presentes ficam aderidos à parede recurvada do gargalo.
Etapa 5: Objetivo: Pasteur pôde demonstrar que, apesar de fervido, o líquido ainda possuía a capacidade de manter vida se a ele fosse introduzido algum microrganismo, com a quebra do gargalo.

11-
11-Indique os níveis de organização  dos seres vivos.


Pâncreas – órgao   
Insulina- molécula 
Membrana plasmática-orgânulo 
Sangue- tecido
Mitocôndrias- orgânulo 



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Professor de matemática,física e química.Aulas do ensino fundamental ao ensino médio Atendimento de segunda (das 9hs as 21hs) a sábado (das 9hs as até 12horas).

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