quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

RECUPERAÇÃo geo 8ºano 03/12/2010 HISTÓRIA

História
01-Como se deu a divisão da África.
A "Partilha da África" pelas potências européias ratificada na Conferência de Berlim (1884-1885), resultou numa divisão que não respeitou, nem a história, nem as relações étnicas e mesmo familiares dos povos do Continente.
02-Como se deu o expansionismo europeu no século XIX e seus objetivos na colonização da África.
O expansionismo europeu do século XIX, decorreu das demandas geradas pela Segunda Revolução Industrial e do Capitalismo Monopolista. Ao colonizarem territórios na África e na Ásia (neocolonialismo), as potências industriais buscavam fontes de matérias-primas, novos mercados consumidores e áreas para a expansão de capitais.
03- Essa repartição do mundo entre um pequeno número de Estados foi a expressão mais espetacular da crescente divisão do planeta em fortes e fracos, em "avançados e atrasados". Entre 1876 e 1915, cerca de um quarto da superfície do globo foi distribuído ou redistribuído, como colônia, entre meia dúzia de Estados. (adaptado de E. Hobsbawm. "A Era dos Impérios") A respeito do imperialismo, de que trata este texto, assinale V ou F.
v ) Os maiores beneficiados neste processo foram as empresas européias e norte-americanas, que passaram a financiar a exploração de minas, a monocultura, a eletrificação de cidades e a construção de pontes, portos, canais e ferrovias, a fim de favorecer o setor exportador de cada região sob sua influência.
( v  ) Para justificar suas ações, o neocolonialismo caracterizava-se como uma missão, cujo dever moral era acabar com as doenças tropicais, com o canibalismo, o escravismo e o paganismo, levando a higiene, a instrução, o cristianismo, a ciência, enfim, o progresso aos "povos atrasados".
( v  ) A posse de colônias significava ter o status de potência. Isso gerou uma tensão permanente entre os países colonizadores, devida à divisão desigual das áreas de dominação. Países como a Alemanha e a Itália ficaram insatisfeitos com a parte que lhes coube na divisão colonial, o que provocou a ruptura do equilíbrio europeu.
v   ) O sistema imperialista foi responsável pelo desenvolvimento dos países colonizados e sua inserção no processo civilizatório europeu e norte-americano.
(  v  ) o traço original do capitalismo foi o investimento de capitais e a criação de filiais.Assim, as relações capitalistas foram se destruindo por todo o planeta.


04-(UFG -2006) A unificação italiana, no final do século XIX, ameaçou a integridade territorial da Igreja. Esse impasse resultou:

a) no reforço dos sentimentos nacionalistas na Itália, provocando a expropriação das terras da Igreja.
b) no envolvimento da Igreja em lutas nacionais, criando congregações para a expansão do catolicismo.
c) na adoção de atitudes liberais pelo Papa Pio IX, como forma de deter as forças fascistas.
d) na assinatura do Tratado de Latrão, em 1929, quando Mussolini criou o Estado do Vaticano.
e) no "Risorgimento", processo em que segmentos ligados à Igreja defenderam a Itália independente.
05-Uma das principais características do Imperialismo era:
05-Uma das principais características do Imperialismo era:
a) o incentivo de técnicas de produção para o  desenvolvimento total da Ásia e África.
b) buscar novos territórios para imigração do povo europeu, uma vez que a pressão
demográfica na Europa exigia uma solução.
c) busca de locais capazes de atender às necessidades de consumo, produzindo lucro
garantido aos investidores.
d) busca de territórios fornecedores apenas de matérias-primas.
06-Com relação à história contemporânea, julgue as alternativas abaixo:
I - O “novo imperialismo europeu” no século XIX se estendeu, em especial, à África e à
Ásia.
II - A unificação italiana e a alemã na segunda metade do século XIX.
III - O socialismo evoluiu do estágio utópico para o científico.
IV - O grande desenvolvimento das ciências técnicas, do século XIX, possibilitou a
conquista do progresso tecnológico atual.
V - Ao nacionalismo exagerado de certos países europeus atribui-se uma das principais causas da Primeira Guerra Mundial.Assinale uma ÚNICA alternativa:
a) Se todas forem corretas;
b) Se apenas I e II forem corretas;
c) Se apenas I III e V forem corretas;
d) Se apenas II IV e V forem corretas.
07-Na evolução histórica contemporânea, a expansão imperialista do século XIX trouxe
como conseqüência:
a) a descolonização da América e a independência dos Estados Unidos.
b) a divisão do mundo em dois blocos e o aparecimento das nações subdesenvolvidas.
c) o domínio econômico americano sobre o ocidente e a hegemonia soviética sobre o
oriente.
d) a partilha da África e a dominação européia sobre as vastas áreas da Ásia.
08-A “partilha da África” (1870-1914) período também conhecido como “Paz Armada”, resultou do interesse das potências capitalistas européias em:
a) provocar uma nova partilha territorial dos países do primeiro mundo.
b) investir seus capitais excedentes nas colônias,obter mercados fornecedores de matérias primas e reservar mercados para seus produtos  industrializados.
c) promover o desenvolvimento das colônias através da aplicação de recursos (capitais)
excedentes na industrialização desses países.
d) desenvolver a produção de gêneros alimentícios nas colônias, para suprir o mercado europeu que estava em decadência.

09-Sobre os Movimentos Sociais, sobretudo na Europa, formados na segunda metade do
século XIX, assinale a alternativa correta.
a) Problemas sociais como mão-de-obra barata numerosa e jornada de trabalho de até dezesseis horas por dia indicavam a necessidade de organização e a criação de entidades como associações de ajuda mútua e sindicatos.
b) Os anarquistas foram vitoriosos em quase todas suas iniciativas de organização, e a maior expressão disso foi a formação do Estado Franco-Prussiano.
c) Os movimentos sociais do período buscaram melhorar as relações tranqüilas que patrões e operários mantinham nas fábricas.
d) O trabalho infantil e a exploração da mão-de-obra não pertenciam mais à realidade européia no período.
e) Os sindicatos criados no período receberam imediato apoio dos patrões, preocupados com a condição de vida de todos.



Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
joao pessoa, paraiba
Professor de matemática,física e química.Aulas do ensino fundamental ao ensino médio Atendimento de segunda (das 9hs as 21hs) a sábado (das 9hs as até 12horas).

SETTE CURSOS (83)9114-3000/8616-2991/8153-9869