terça-feira, 21 de dezembro de 2010

HISTÓRIA HAMON- REV. FRANCESA/NAPOLEÃO


01-O início da Revolução Francesa tem como marco simbólico: 
a) a Queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789 
b) a instalação da Assembléia dos Estados Gerais, em maio de 1789 
c) a "Noite do Grande Medo" 
d) a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, em agosto de 1789 
e) a execução do rei Luís XVI, em 1793

02- Após a Revolução de 1789, a França viveu um período de grande instabilidade, marcado pelo radicalismo e pela constante ameaça externa. Assinale a alternativa correta em relação a esse período. 
a) Com a queda da Bastilha, símbolo do autoritarismo real, os deputados da Assembléia Constituinte, aproveitando o momento político, proclamaram a República, pondo um termo final ao Antigo Regime. 
b) Em meio ao caos provocado pela fuga do Rei e pela derrocada da Monarquia, iniciou-se, em Paris, a criação de uma sociedade baseada nos ideais socialistas, a Comuna de Paris. 
c) O período conhecido como o Grande Terror foi protagonizado pelo jacobino Robespierre, que posteriormente foi derrubado por Napoleão, um general que se destacara por sua trajetória vitoriosa. 
d) O golpe de 18 Brumário representou a queda do Diretório, regime que se pretendia representante dos interesses burgueses, mas que era inepto a governar. 
e) Durante um curto período de tempo, após a queda de Bastilha, a França vivenciou uma Monarquia Constitucional, mas, na prática, o Rei ainda mantinha a mesma autoridade de antes.


03- Em 1806 o imperador Napoleão Bonaparte decretou o chamado Bloqueio Continental. Explique as motivações desse ato e indique suas repercussões.

resposta:Napoleão pretendia afetar o comércio inglês na Europa e promover o comércio francês. Suas repercussões foram a expansão do comércio francês, a invasão dos países que desrespeitaram o Bloqueio, a vinda da família real portuguesa para o Brasil e novas relações comerciais entre a Inglaterra e as colônias na América.

04- Forme uma frase com as palavras: Bloqueio Continental; Inglaterra; Napoleão Bonaparte.



resposta:Napoleão Bonaparte decretou o Bloqueio Continental para impedir a navegação mercantil da Inglaterra.

05- No contexto da Revolução Francesa, a organização do Governo Revolucionário significou uma forte centralização do poder: o Comitê de Salvação Pública, eleito pela Convenção, passou a ser o efetivo órgão do Governo... . Havia ainda o Comitê de Segurança Geral, que dirigia a polícia e a justiça, sendo que estava subordinado ao Tribunal Revolucionário que tinha competência para punir, até a morte todos os suspeitos de oposição ao regime. O conjunto de medidas de exceção adotadas pelo Governo revolucionário deram margem a que essa fase da Revolução viesse a ser conhecida como:
a) os Massacres de Setembro.
b) o Período do Terror.
c) o Grande Medo.
d) O Período do Termidor.
e) o Golpe do 18 de Brumário.

06- Na História da França, o GOLPE DE 18 BRUMÁRIO significa:
a) o início da Revolução de 1789 com a abolição dos direitos feudais
b) o fim da Revolução com a subida de Napoleão ao poder com o apoio do exército e da alta burguesia
c) o fortalecimento da participação popular e dos embates entre Danton e Robespierre
d) o estabelecimento da igualdade de todos perante a lei com a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
07- Por que ocorreu o Golpe do 18 de Brumário?
resposta:O período do Diretório (1795-1799), durante a Revolução Francesa, foi marcado pela liderança do girondinos que enfrentaram levantes internos de jacobinos e realistas, além das constantes ameaças estrangeiras contra a Revolução. Nesse contexto destacou-se, à frente de importantes vitórias militares, a figura de Napoleão Bonaparte que, com o apoio da burguesia interessada em preservar a República burguesa, ascendeu ao poder com o golpe do 18 do Brumário quando o Diretório foi substituído pelo Consulado.
08- A Era Napoleônica (1799 -1815) marcou a conjuntura de transição do mundo moderno para o contemporâneo, alterando o equilíbrio de poder construído pelos Estados europeus. Sobre a Era Napoleônica, é correto afirmar que no:
a) 18 de Brumário (9/11/1799), o Diretório Nacional, controlado pelos jacobinos revolucionários, iniciou uma série de execuções políticas, o chamado "Período do Terror", encerradas pela conquista de Paris pelas forças napoleônicas.
b) Consulado (1799 -1804), os ideais revolucionários liberais da burguesia francesa tais como a promulgação do Código Civil e a reforma do ensino francês consolidaram-se.
c) Império (1804 -1815), a aliança política e a coligação militar com a Áustria e a Prússia permitiram o avanço dos exércitos franceses contra a Rússia e a decretação do Bloqueio Continental contra a Inglaterra.
d) Governo dos Cem Dias (1815), Napoleão convocou uma Assembléia Nacional Constituinte, que estabilizou politicamente o país, promovendo a paz com a Inglaterra e a destituição da Dinastia dos Bourbons do trono francês.
e) Congresso de Viena (1815), os princípios de legitimidade e equilíbrio, defendidos pelas monarquias européias, garantiram a fixação das fronteiras francesas, reconhecendo as conquistas territoriais de Napoleão.

09- O golpe do 18 de Brumário de 1799, no contexto da Revolução Francesa, derrubou o Diretório, instituiu o sistema do Consulado e elevou Napoleão Bonaparte à liderança política da França revolucionária. Napoleão manteve-se no poder por um período que se estendeu de 1799 até 1815, período esse denominado de Era Napoleônica, durante o qual ocorreu a:
a) consolidação interna do ideário burguês da Revolução e a tentativa de sua imposição a diversos países da Europa com a expansão militar promovida por Napoleão.
b) retomada do poder político pelos segmentos da nobreza provincial francesa com a promulgação do Império (1804) como a força política legítima de governo da França do período napoleônico.
c) união de segmentos sociais distintos na defesa do governo aristocrático e absolutista de Napoleão, tais como o campesinato e a nobreza, com o objetivo de evitar uma invasão estrangeira da França revolucionária.
d) interferência direta das Monarquias Absolutas européias na França, através da ação política da Santa Aliança, ao encerrarem o processo revolucionário com seu apoio à ascensão de Napoleão.
e) formação de diversas coligações que uniriam a França revolucionária e a Inglaterra liberal contra os Estados aristocráticos, em defesa das conquistas liberais promovidas no processo da Revolução Francesa.

10- A respeito do Golpe do 18 Brumário é correto afirmar que 
a) a ditadura bonapartista atendeu aos interesses da burguesia francesa.
b) provocou a convocação da Assembléia Nacional Constituinte.
c) reforçou a composição política entre girondinos e jacobinos.
d) a ditadura napoleônica instituiu o Terror.
e) aprovou a Declaração dos Direitos do Homem


11- Com a derrota de Napoleão Bonaparte, o Congresso de Viena e os tratados de 1814-1815 delinearam os rumos da reconstrução da Europa pós-Revolução Francesa e pós-guerras napoleônicas. 
a) O que estabeleceram esses tratados e qual a ameaça que desejavam evitar seus signatários? 
b) Quais os países que saíram fortalecidos com o sistema de alianças?


resposta:a) Restauração absolutista e queriam evitar a ameaça revolucionária burguesa. b) Áustria, Prússia e Rússia.
12- A independência do Brasil, proclamada em 1822, foi reconhecida pelos Estados Unidos da América em maio de 1824 e por várias nações européias até o ano de 1826". Em sua opinião, qual foi a razão dessa demora e qual a relação que tem com o Congresso de Viena (1815)?

resposta:O Congresso de Viena foi absolutista e contrário a independência das colônias porém o Brasil foi elevado a Reino Unido nesse momento. A demora deve-se a negociação política e de concessões envolvendo Portugal e a Inglaterra.

13- Minha maior glória não consistiu em ter ganho quarenta batalhas; Waterloo apagará a memória de tantas vitórias. O que nada apagará, o que viverá eternamente, é o meu Código Civil. Napoleão Bonaparte O Código Civil Napoleônico, promulgado em 1804, assegurava:
a) que os reis franceses só poderiam aumentar impostos ou alterar as leis com a aprovação do Grande Conselho, composto por membros do clero, burgueses e nobres.
b) as conquistas burguesas, como a igualdade do indivíduo perante a lei, o direito à propriedade e a proibição da organização de sindicatos de trabalhadores e das greves.
c) uma organização da Europa em novas bases econômicas e sociais, fixando uma bipolarização ideológica marcada pela tensão internacional, o que reativou o confronto com a Inglaterra.
d) a harmonização dos interesses conflitantes do capital e do trabalho dentro dos quadros das corporações, defendendo que tudo deveria ser feito para a nação, pois esta representava a mais alta forma de sociedade.
e) um planejamento econômico e social baseado na intervenção do Estado na economia, através de investimentos estatais de monta, estimulando uma política de pleno emprego.

14- Para os leitores do século XVIII, os clássicos - EMÍLIO, de Rosseau; DICIONÁRIO FILOSÓFICO, de Voltaire e a ENCICLOPÉDIA, de Diderot e D Alambert - não passavam de literatura clandestina e subversiva; é que estes livros exerceram uma grande influência nos destinos da França revolucionária. Sobre este fato, identifique as proposições verdadeiras ou falsas.
(v ) A historiografia reconhece várias fases pelas quais passou a Revolução Francesa: Assembléia Nacional Constituinte, Monarquia Constitucional, Convenção Nacional e Diretório.
 ( f) Proclamada a República na França, em 22.09.1792, a Assembléia Nacional Constituinte foi substituída pela Convenção Nacional que deveria confirmar a Constituição de 1791.
( v) Na Convenção Nacional, três grupos disputavam o poder: os Girondinos, representantes da alta burguesia; os Jacobinos, da pequena e média burguesia e o proletariado de Paris e a Planície, que representava a burguesia financeira. ( v) Napoleão Bonaparte dissolveu o Diretório, em 1799, e iniciou uma política de expansão territorial, na Europa, com reflexos para o Brasil: a transmigração da família real portuguesa.
 ( v) A reação conservadora às reformas burguesas efetuadas por Napoleão manifestou-se no Congresso de Viena e na Santa Aliança: o primeiro pretendia restaurar o mapa político europeu e a segunda, combater o nacionalismo europeu e americano.




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Professor de matemática,física e química.Aulas do ensino fundamental ao ensino médio Atendimento de segunda (das 9hs as 21hs) a sábado (das 9hs as até 12horas).

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