quinta-feira, 18 de novembro de 2010


Porque o socialismo surgiu na necessidade da igualdade entre as classes.
No capitalismo a atividade econômica visa o lucro e o socialismo o principal objetivo da atividade econômica é atender as necessidades da população.
Cientifico tinha esse nome porque sua teoria era baseada na analise objetiva da realidade econômica e social e o utópico era baseado no sonho, algo impossível de realizar.

4)O que foi a "questão romana" e como foi resolvida pelo Tratado de Latrão, entre Mussolini e o Papa Pio XI?

resposta:Conflito entre a Igreja católica e o Estado Italiano. Quadro da unificação Italiana. A solução foi a criação do Vaticano (Autônomo).
5)Referindo-se aos acontecimentos ocorridos em Paris no ano de 1871, assim se expressou um militante socialista: "Eis o que significaram os acontecimentos de 18 de março. Eis por que esse movimento é uma revolução, eis por que todos os trabalhadores o reconhecem e aclamam".
a) A que movimento político a citação faz referência?
b) Explique o que foi esse movimento.

Resolução
a) À Comuna de Paris.
b) Grande insurreição socialista ocorrida em Paris, após a derrota da França na Guerra Franco- Prussiana, e sangrentamente reprimida pelo governo da III República Francesa.

7)Escreva sobre a política desenvolvida por Cavour no reino do Piemonte.
resposta:Na política externa, Cavour buscou aliados contra a Áustria, principal obstáculo externo à unificação italiana. No plano interno, procura acelerar o desenvolvimento do Piemonte para fortalecê-lo contra a Áustria e torná-lo o centro político e econômico da Itália unificada.
8) Quais as diferenças entre o Reino do Piemonte e outros Reinos na Península Itálica.
resposta:A maioria dos estados italianos permaneciam agrários e atrasados em relação aos demais países europeus. O Piemonte, ao contrário, conheceu um poderoso surto industrial que fortaleceu a sua burguesia.

9)Quem era Bismarck? Quais as suas estratégias políticas?
resposta:Otto Von Bismarck era um "junkes", aristocracia prussiana, e foi nomeado chanceler (primeiro-ministro) da Prússia. Através de guerras contra os seus vizinhos construiu a unificação alemã, bem como obteve importantes conquistas territoriais.
10)Quais os dois Reinos que lideraram as unificações Italiana e Alemã? Explique o por quê dessa liderança.

resposta:Na Alemanha, foi a Prússia e na Itália, a Lombardia. Nos dois casos é onde encontramos a burguesia industrial mais desenvolvida e consolidada sobre uma crescente industrialização destes reinos.
11)Antes de 1871, a Alemanha não era propriamente um país, mas um território politicamente dividido em trinta e nove pequenos Estados. Porém, desde 1834, o seu mercado encontrava-se unificado através do "Zollverein". E foi sobre esta base que se construiu o Império Alemão em 1871.
a) Cite o Estado alemão que liderou a mencionada unificação.
b) Esclareça no que consistiu o "Zollverein".

resposta:a) Prússia. b) Unido a partir da quebra das barreiras alfandegárias, padronização de pesos, medidas e tarifas.

resposta:Sim. Explicar o fato de terem sido colônias, de terem sido violentamente explorados, de terem se tornado dependentes economicamente, culturalmente e politicamente. A miséria atual é fruto exatamente desta exploração e dependência., etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
joao pessoa, paraiba
Professor de matemática,física e química.Aulas do ensino fundamental ao ensino médio Atendimento de segunda (das 9hs as 21hs) a sábado (das 9hs as até 12horas).

SETTE CURSOS (83)9114-3000/8616-2991/8153-9869