quarta-feira, 20 de outubro de 2010

HISTÓRIA-QUESTÕES PARA ESTUDO DE RECUPERAÇÃO

1-Como o Marxismo se tornou inimigo da burguesia?
Resposta:
Karl Marx defendia uma teoria chamada de mais valia. Significa que um trabalhador em 3 dias de trabalho conseguia pagar suas despesas pra empresa e ainda dar lucro para o dono. Os outros dias de sobra, ele debatia que deveria ser trabalho e distribuído entre todos. Existem pensadores após Karl Marx que ainda diz que o horário excedente poderia empregar outras pessoas.
Óbvio que os burgueses, donos das fábricas não gostaram muito dessa tese. Fazendo isso não lucrariam tanto quanto lucram até hoje.

2-Explique os seguintes conceitos do Socialismo Científico: Luta de Classes e Mais-Valia.

Resposta:
Luta de Classes se refere ao conflito entre possuidores e não possuidores dos meios de produção, pela manutenção ou transformação da sociedade. 
Mais-Valia, caracteriza a exploração do burguês sobre o trabalhador e corresponde às horas trabalhadas, mas não pagas, pelo empregador.


3-Cite 3 características da Ideologia Liberal Burguesa.
Resposta:
 A inviolabilidade da propriedade privada e o individualismo econômico; - Liberdade de comércio e produção; - Obediência às leis naturais da economia.

4-Diferenças afastaram e semelhanças aproximaram comunistas e anarquistas no século XIX e primeira metade do XX.Identifique e comente essas diferenças e semelhanças.
Resposta:
O anarquismo difere do comunismo em sua oposição ao estado e sua negativa em formar partidos políticos. Do ponto de vista das semelhanças  podemos destacar o caráter anti-capitalista; a luta pela liberdade plena e igualdade social.

5-Escrito em 1880, o livro de Friederich Engels, Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico, buscou discutir os limites do chamado Socialismo Utópico. Os filósofos do Socialismo Utópico acreditavam que a partir da compreensão e da boa vontade da burguesia se poderia transformar a sociedade capitalista, eliminando o individualismo, a competição, a propriedade individual e os lucros excessivos, todos responsáveis pela miséria dos trabalhadores. Como alternativa àquela corrente, Engels e Marx propunham o Socialismo Científico.

Com base nessa informação:

a) caracterize a alternativa proposta por Engels e Marx - o Socialismo Científico - em relação ao papel dos trabalhadores na transformação da sociedade.
b) mencione uma proposta levada a efeito pelos socialistas utópicos.
Resposta:
a)Na ótica de Marx e Engels - os interesses das duas classes sociais são irreconciliáveis, daí a noção de luta de classes; - destacar que o socialismo científico ganhou força na segunda metade do século XIX, posto que veio a ser a base das conquistas pela melhoria das condições de trabalho e de salário do proletariado.
O socialismo científico preconizava o fim da exploração do homem pelo homem e a defesa da construção de uma sociedade sem classes, com o desaparecimento gradual do Estado

b) para Fourier, os socialistas deveriam fundar comunidades - modelo denominadas "falanstérios", nas quais todos os participantes experimentariam as várias formas de trabalho, evitando a inveja e a especialização do trabalho. - para Louis Blanc, os socialistas deveriam reivindicar a criação de fábricas - cooperativas, em associação com o Estado. - para Robert Owen, os socialistas deveriam organizar associações de produtores, incluindo os proprietários e os trabalhadores, que dirigiriam as fábricas, tornando os meios de produção coletivos. - para Saint-Simon, o socialismo viria da ação filantrópica dos capitalistas que, através da diminuição dos seus lucros, aumentariam os salários dos trabalhadores, chegando a uma sociedade de iguais.

Um comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
joao pessoa, paraiba
Professor de matemática,física e química.Aulas do ensino fundamental ao ensino médio Atendimento de segunda (das 9hs as 21hs) a sábado (das 9hs as até 12horas).

SETTE CURSOS (83)9114-3000/8616-2991/8153-9869