quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mulheres X Mercado de Trabalho

 
              De cada quatro famílias brasileiras, uma é chefiada por mulher. O dado, é apurado pelo último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ), está ligado à crescente participação feminina no mercado de trabalho. Seja pela necessidade de sustentar a família, seja pelo desejo de realização profissional, a mulher, cada vez mais, “vai à luta”. Ela passa a ter voz ativa e a se profissionalizar, conquista direitos sociais idênticos aos do homem, aumenta seu poder aquisitivo, estuda mais e tem menos filhos.
 
            O aumento na escolaridade é uma das mudanças mais marcantes no perfil da mulher brasileira nos últimos anos. No universo da população economicamente ativa, em que as mulheres somam 32 milhões, 37% têm 11 anos de estudo ou mais. Já entre os quase 46 milhões de homens que trabalham, apenas 27% têm esse nível de escolaridade, segundo dados do censo de 2002.
 
            A mulher ainda não conseguiu superar a diferença salarial em relação aos homens; a mulher ganha 70% em média a menos que os homens. O rendimento das mulheres só se equipara aos dos homens quando ocupam o cargo executivo de chefia e têm currículo igual. As mulheres, porém, ainda são minorias nesses cargos. As mulheres estão ocupando lugar de destaque em micro empresas, exercendo cargos de gerencias e diretoria.

Fonte: IBGE
 
Desafio:
 
01) A mulher no Brasil ficou fora do processo eleitoral, ou seja, não tinha direito a voto ate a Constituição de:

a)Constituição de 1824
b)Constituição de 1891
c)Constituição de 1969
d)Constituição de 1934
e)Constituição de 1988
 
02) Lutou ao lado de seu companheiro ate a morte, representou bem o papel da mulher nordestina na luta pela desigualdade social.
 
a)Maria Bonita
b)Maria Josefina
c)Maria Antonieta
d)Maria Madalena
e)Maria Aparecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
joao pessoa, paraiba
Professor de matemática,física e química.Aulas do ensino fundamental ao ensino médio Atendimento de segunda (das 9hs as 21hs) a sábado (das 9hs as até 12horas).

SETTE CURSOS (83)9114-3000/8616-2991/8153-9869