domingo, 9 de maio de 2010

TERREMOTO EM SALA DE AULA

Terremoto em sala de aula
Colégio Batista de Guarulhos: terremoto em sala de aula

Como abordar assuntos da atualidade em sala de aula?

No Colégio Batista de Guarulhos, em São Paulo, o início do ano letivo é o momento de reunir temas do noticiário que podem se encaixar em uma revisão disciplinar.

Este ano, entre outros assuntos, foi acolhida a questão dos recentes terremotos no Haiti, com diferentes abordagens para cada disciplina. No caso de Educação Física, por exemplo, os alunos tiveram aulas sobre primeiros-socorros; em História, pesquisaram-se eventos anteriores na região e, em Geografia, a proposta foi analisar a gênese do fenômeno.

Mas é nas aulas da área de Exatas que os tremores realmente tomaram conta das salas de aula! Com sucata e auxílio dos professores, os alunos construíram um sismógrafo, aparelho que registra a intensidade de terremotos.

O objetivo, segundo o professor Marcelo Balduíno, responsável pelas disciplinas de Física e Matemática, foi aproximar dos alunos um tema normalmente distante da realidade brasileira, a partir de uma experiência prática. “A área de Exatas é muito estigmatizada. Por isso, é bacana mostrar como tudo funciona e daí todos acabam se interessando, pois os jovens são muito visuais”, reflete, ((em entrevista à Folha Metropolitana de Guarulhos)).

O uso do aparelho tem diferentes propósitos conforme o nível da turma. Os alunos do Ensino Médio estão empregando o recurso para estudar inércia, sendo que cada ano terá um trabalho específico a desenvolver. Segundo o coordenador do 9º ano de EF2 e Ensino Médio Nelson Aparecido Dias, a prevenção será a abordagem no 1º ano; e, no 2º ano, os alunos vão construir seus próprios sismógrafos.

Mas, se não há terremotos no Brasil, como fazer o sismógrafo funcionar? O professor Balduíno conta que os alunos se encarregam de criar seus próprios “sismos”. “Eles pulam na sala de aula para que haja um registro”, conta. O aparelho então registra o evento e seus valores são depois calculados por fórmulas.

 
 fonte:ser.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
joao pessoa, paraiba
Professor de matemática,física e química.Aulas do ensino fundamental ao ensino médio Atendimento de segunda (das 9hs as 21hs) a sábado (das 9hs as até 12horas).

SETTE CURSOS (83)9114-3000/8616-2991/8153-9869