quinta-feira, 18 de março de 2010

OS GRANDES PENSADORES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS




Onde e o que estudou?
Qual o trabalho desenvolvido e contribuído a sociologia?

1-JEAN-JACQUES ROUSSEAU(1712-1778)
Em 1749, Rousseau ingressa na   Academia de Dyon,Paris . Se o progresso das ciências e das artes contribuiu para corromper ou aprimorar os costumes. Fica muito emocionado, tomado por idéias. Um universo se abre diante dele. Redige algumas linhas e mostra a Diderot, que o encoraja a concorrer ao prêmio.Ao defender que todos os homens nascem livres, e a liberdade faz parte da natureza do homem, Rousseau inspirou todos os movimentos que visavam uma busca pela liberdade.Deve-se a Rousseau uma vasta contribuição a sociologia tais  como: a Visão de total liberdade no estado de natureza do homem, Vontade geral, Educação centrada na criança, Amor-próprio, Soberania do Povo, Liberdade Positiva.

2-AUGUSTO COMTE(1798-1857)
Com 16 anos, em 1814, ingressou na Escola Politécnica de Paris. No período de 1817-1824 foi secretário do conde Henri de Saint-Simon (1760-1825), expoente do socialismo utópico; todavia, como Saint-Simon apropriava-se dos escritos de seus discípulos para si e como dava ênfase apenas à economia na interpretação dos problemas sociais.Deixou  as seguintes contribuição para a sociologia:Lei dos Três Estados, Sociologia,síntese subjetivahumanismo.

3-KARL MARX (1818-1883)
 Economista, filósofo e socialista alemão, Karl Marx estudou na universidade de Berlim, principalmente a filosofia hegeliana, e formou-se em Lena, em 1841, com a tese Sobre as diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro. Embora praticamente ignorado pelos estudiosos acadêmicos de sua época, Karl Marx é um dos pensadores que mais influenciaram a história da humanidade. O conjunto de suas idéias sociais, econômicas e políticas transformou as nações e criou blocos hegemônicos. Muitas de suas previsões ruíram com o tempo, mas o pensamento de Marx exerceu enorme influência sobre a história.

4-DAVID ÉMILE DURHEIM(1858-1917)
Emile Durkheim, sociólogo francês, nasceu em Épinal em 15 de Abril de 1858. Estudou na École Normale Supérieure de Paris, doutorando-se em Filosofia.Em 1887, assumiu a primeira cátedra de Sociologia criada na França, na Universidade de Bórdeus. Aí permaneceu até 1902, quando foi convidado a lecionar Sociologia e Pedagogia na Universidade Sorbonne, em Paris. É considerado o fundador da Sociologia moderna. Foi um dos primeiros a estudar mais profundamente fenômenos sociais como suicídio, o qual, segundo ele, é praticado na maioria das vezes em virtude da desilusão do individuo com relação ao meio social em que vive.
Para Durkheim, o objeto da Sociologia são os fatos sociais, que devem, ser estudados como “coisas”, isto é, como algo com existência própria, objetiva, e que atua de forma coercitiva sobre os indivíduos.


5-MAX WEBER(1864-1920)
 Em 1882 foi para a Faculdade de Direito de Heidelberg. Um ano depois transferiu-se para Estrasburgo, onde prestou o serviço militar.Em 1884 reiniciou os estudos universitários, em Göttingen e Berlim, dedicando-se as áreas de economia, história, filosofia e direito.É conhecido sobretudo pelo seu trabalho sobre a Sociologia da religião.Principais trabalhos:A ética protestante e o espírito do capitalismo

6-BRONISLAW KASPAR MALINOWSKI(1884-1942)
Depois de formado em Filosofia matricula-se na  matricula-se na Escola de Ciências Econômicas e Políticas de Londres (1910), onde a antropologia acabara de entrar para o currículo. Conquistou renome nos círculos antropológicos com ensaios sobre os aborígines australianos. Ele é considerado um dos fundadores da antropologia social. Fundou a escola funcionalista.

7-KARL MANHEIM(1893-1947)
Sociólogo húngaro nascido em 1893, Karl Mannheim foi um dos grandes impulsionadores da Sociologia do Conhecimento. Na sua obra "Ideologia e Utopia", publicado em 1929, faz uma abordagem inovadora da relação entre o conhecimento e a realidade, afirmando que é esta relação que determina o conteúdo das ideias. Merece também destaque o seu contributo na divulgação da sociologia nos Estados Unidos e em Inglaterra, Transportando-a, pela primeira vez, para fora da esfera germânica.

8-ANTÔNIO GRAMSCI(1891-1937)
Antonio Gramsci foi uma das referências essenciais do pensamento de esquerda no século 20, co-fundador do Partido Comunista Italiano. Gramsci promoveu o casamento das idéias de Marx com as de Maquiavel, considerando o Partido Comunista o novo "Príncipe", a quem o pensador florentino renascentista dava conselhos para tomar e permanecer no poder. Para Gramsci, mais ainda do que para Maquiavel, os fins justificam os meios e qualquer ato só pode ser julgado a partir de sua utilidade para a revolução comunista.

9-CHARLES WRIGHT MILS(1916-1962)
 Mestre em artesfilosofia e sociologia pela Universidade do Texas, doutorou-se em sociologia e antropologia pela Universidade de Wisconsin.Foi professor de Sociologia das Universidades de Maryland e Columbia.O autor ficou principalmente conhecido por seu livro A Imaginação Sociológica, publicado originalmente nos EUA em 1959. Nele o autor faz um apelo para que sociólogos não deixem a imaginação e a criatividade de lado, ao exercerem sua profissão, em favor de uma pretensa objetividade e neutralidade do trabalho científico.
 Suas obras mais conhecidas são The Power Elite (1956; A elite do poder), na qual estuda a relação entre o poder econômico e as forças armadas, e The Sociological Imagination (1959; A imaginação sociológica).

10-CLAUDE LÉVI-STRAUSS(1908-2009)
É considerado fundador da antropologia estruturalista, em meados da década de 1950, e um dos grandes intelectuais do século XX.Professor honorário do Collège de France, ali ocupou a cátedra de antropologia social de1959 a 1982.Desde seus primeiros trabalhos sobre os povos indígenas do Brasil, que estudou em campo, no período de 1935 a 1939, e a publicação de sua tese As estruturas elementares do parentesco, em 1949, publicou uma extensa obra, reconhecida internacionalmente.


11-GILBERTO FREYRE(1900-1987)
No início dos anos 1920, estudou Ciências Sociais e Artes nos Estados Unidos. Sociólogo e escritor brasileiro. Sua obra, sobre a contribuição do negro e o fenômeno da miscigenação, apresenta uma visão original da sociedade brasileira.Escreveu 67 livros, sendo Casa Grande & Senzala a sua maior obra, publicada em 1933, e que se tornou um clássico sobre a história da formação da sociedade brasileira.

12-FLORESTAN FERNANDES(1920-1995)
Em 1941, ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, graduando-se mais tarde, em Ciências Sociais.Obteve o título de Mestre em 1947, ao dissertar sobre A Organização Social dos Tupinambás. E no início da década de 50, defendeu sua tese de doutorado, A Função Social da Guerra na Sociedade Tupinambá. Atuou como assistente catedrático, livre docente e professor titular na cadeira de Sociologia I, sendo efetivado na cátedra no ano de 1964, com a tese A Integração do Negro na Sociedade de Classes.  Pode-se dizer que o que Florestan fez foi transformar a maneira de se realizar a investigação sociológica.



13-ALAIN TOURAINE(1925-)
Sua carreira na Sociologia começou cedo. Em 1958 criou o Laboratório de Sociologia do Trabalho em França e foi nos anos 60 presidente da Société de Sociologie Française. Foi co-fundador da revista Sociologie du Travail. O seu pioneirismo no estudo da condição operária do capitalismo industrial maduro levou-o a escrever La conscience ouvriére em 1966. Tornou-se conhecido por ter sido o pai da expressão "sociedade pós-industrial". Seu trabalho é baseado na "sociologia de ação" e seu principal ponto de interesse tem sido o estudo dos movimentos sociais. 

4 comentários:

  1. qual a importancia deles na sociologia

    ResponderExcluir
  2. cada um tem um papel na sociologia.Ambos teve sua contribuição nos estudos sociologicos.

    ResponderExcluir
  3. aaaaadorei tudo qu eu precisava para o meu trabho

    ResponderExcluir
  4. Roberto Sette, indago sobre o seguinte. Qual é a contribuição atual das Ciências Sociais para a análise da educação?
    Adão, acsilvabr@gmail.com

    ResponderExcluir

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
joao pessoa, paraiba
Professor de matemática,física e química.Aulas do ensino fundamental ao ensino médio Atendimento de segunda (das 9hs as 21hs) a sábado (das 9hs as até 12horas).

SETTE CURSOS (83)9114-3000/8616-2991/8153-9869