sexta-feira, 5 de junho de 2009

QUINCAS BORBA-MACHADO DE ASSIS


Quincas Borba
Indicado pela Coperve para o processo vestibular PSS 2010 será abordado o romance Quincas Borba, Juntamente com Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro, é considerado uma das obras-primas do escritor brasileiro Machado de Assis. É nesta obra que Machado explica com mais vagar o Humanitismo, filosofia de vida formulada por Quincas Borba em Memórias Póstumas. Publicado em 1881,Quincas Borba,narrado em terceira pessoa, é a historia do professor Rubião,mineiro de Barbacena,que recebe como herança todos os bens do filosofo Quincas Borba,mais a incumbência de tomar conta de seu cão- também chamado de Quincas Borba- e divulgar a filosofia conhecida como Humanitismo.
Muda-se de Minas para o Rio de Janeiro, onde se apaixona por Sofia,esposa de Cristiano Palha.
Sabendo da paixão de Rubião por sua mulher,Palha incentiva Sofia a aceitar a corte do professor, a fim de usufruir de vantagens financeiras.Sofia sabe jogar com a paixão do inocente apaixonado.Sem deixar de ser fiel ao seu marido,ela faz a paixão crescer.Palha
vai enriquecendo.Motivado por problemas que já possuía e muito sensível pela paixão não-realizada,Rubião começa a ter atitudes estranhas.Deixa-se explorar,esbanja a fortuna,entra na política e fracassa.Tem Sofia como pensamento fixo.Vai enlouquecendo aos poucos e cria fantasias:diz que é Napoleão III e quer fazer de Sofia a sua duquesa.é abandonado pelo casal,tendo somente o cachorro por seu companheiro.Internado numa clinica,certo dia foge pra Barbacena,levando o cão.Os dois se unem na miséria,tornando objeto de chacota dos meninos de rua e desocupados.Morre louco.Ao morrer,pronúncia a frase básica do Humanitismo :Ao vencedor,as batatas”. Muito resumidamente isto quer dizer, a quem venceu a guerra, que desfrute das batatas. Nos campos de batalha pós-guerra, se a tivesse vencido, teria o luxo de desfrutar de deliciosas batatas. Naturalmente, referindo-se a sua "odisséia" de Minas à corte, e de lá cá de volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
joao pessoa, paraiba
Professor de matemática,física e química.Aulas do ensino fundamental ao ensino médio Atendimento de segunda (das 9hs as 21hs) a sábado (das 9hs as até 12horas).

SETTE CURSOS (83)9114-3000/8616-2991/8153-9869